Notícias

Projeto Orla: moradores vão conhecer diretrizes de gestão das praias

Publicada em 14/11/2018, às 15h01

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Praia de Camburi
Desde 2017, PMV recebeu da Superintendência de Patrimônio da União (SPU) a responsabilidade de gestão de todas as praias do município
Leonardo Silveira
Orla próxima a região da Ilha das Caieiras
Projeto vai trazer melhorias para toda a orla marítima de Vitória, como a Ilha das Caieiras

Os moradores terão a chance de conhecer as diretrizes do projeto que vai sugerir intervenções para melhorar toda a orla da nossa capital, o Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla), nesta segunda-feira (19), a partir das 19 horas, no auditório do Palácio Municipal. 

Ele será apresentado pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e pela empresa que vai ser responsável pela sua implantação. O trabalho é organizado pela Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges).

Líderes comunitários, várias instituições que têm projetos ligados à orla e a sociedade em geral foram convidados para a cerimônia. Será possível conhecer as implicações da gestão municipal das praias e a expectativa para as mudanças que devem ocorrer nos próximos anos.

Oficina

A segunda etapa consiste em uma oficina de implementação do projeto, que vai acontecer entre os dias 3 e 7 de dezembro, das 8 às 18 horas. Cinquenta representantes da sociedade e entidades irão participar.

Projeto Orla

O projeto é uma das contrapartidas assumidas pela Prefeitura de Vitória desde que recebeu da Superintendência de Patrimônio da União (SPU) a responsabilidade de gestão de todas as praias do município. O termo de adesão foi publicado no Diário Oficial da União, em 17 de agosto de 2017.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Vander Borges, afirmou que o município sai ganhando muito com essa autonomia na gestão das praias. "A gente quer qualificar mais a orla, queremos ajustar a gestão ao olhar das pessoas que efetivamente frequentem ali. Camburi, Jesus de Nazareth, Ilha das Caieiras, Santo Antônio... cada lugar merece um olhar diferenciado. Contar com a participação de quem vive e frequenta esses lugares é justamente o objetivo da gestão compartilhada que a Prefeitura faz".

O Projeto Orla é uma ação iniciada no âmbito do Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, tendo como representantes os Estados, o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU).


Voltar ao topo da página