Notícias

Projeto leva cinema e teatro para inspirar crianças a trabalhar com tecnologia

Publicada em 06/06/2019, às 08h00

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Gabriel Borghi/Divulgação
Conexão Cultural
Projeto Conexão Cultural visa inspirar crianças a se interessarem pelo fascinante mundo das ciências e da tecnologia
Gabriel Borghi/Divulgação
Conexão Cultural
Sessões de teatro e cinema compõem a programação, que em Vitória será no Tancredão

Democratizar o acesso ao teatro e ao cinema de forma gratuita. Essa é a proposta do Conexão Cultural, que desembarca em Vitória entre terça-feira (11) e sexta-feira (14), na área externa do Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão).

O projeto tem o objetivo de estimular a formação de plateias, além de inspirar crianças a se interessarem pelo fascinante mundo das ciências e da tecnologia. 

Teatro

Duas companhias vão se revezar nas apresentações teatrais. A Casa do Bispo Atelier apresenta a peça “Agora é hora do Código Binário”, que conta a história dos primos Joca e Juju, dupla cheia de curiosidade que busca uma forma de construir um mundo melhor.

A companhia Realejo apresenta o espetáculo “Uma Janela Para o Mundo”, com as personagens Luna, Lara e Lilu, meninas imaginativas e inventivas. No meio da história, Luna bate a cabeça e vai parar num outro tempo-espaço. Ela acorda num laboratório tecnológico, onde descobre um mundo novo e uma rede de mulheres inventoras que apresentam um mundo de tecnologia e ciências.

Cinema

A programação cinematográfica inclui ainda três clássicos da animação contemporânea e um filme de ficção. “Moana” conta a história de uma garota corajosa, inteligente, senhora de seu destino, que encara qualquer desafio sem pestanejar e sem perder a doçura (quando não for necessário).

“Valente” conta a história de Mérida, uma princesa que foge dos padrões. Ela ama ser guerreira, correr com seu cavalo e atirar suas flechas. Não tem nenhum interesse em se casar e arruma briga com sua própria mãe para fazer valer a sua essência.

“Divertidamente” traz a história de Riley, que tem apenas 11 anos de idade, e com a mudança para uma nova cidade, suas emoções ficam extremamente agitadas. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida dela radicalmente.

O último filme que será exibido é “Escritores da Liberdade”. O filme, que é inspirado em uma obra literária, mostra como a professora superou os desafios da educação no contexto socioeconômico vulnerável na escola retratada, onde nem os colegas de profissão acreditavam nos alunos.

“Moana” e “Valente” tem classificação livre. “Divertidamente” é para o público acima de seis anos. Já “Escritores da Liberdade” é para pessoas a partir de 12 anos.

Programação

Terça: 8h30/10h/14h/15h30 (apresentações teatrais) e 19h30 (cinema)
Quarta: 8h30/10h/14h/15h30 (apresentações teatrais) e 19h30 (cinema)
Quinta: 8h30/10h/14h/15h30 (apresentações teatrais) e 19h30 (cinema)
Sexta: 8h30/10h (apresentações teatrais)

Projeto

Em 10 anos consecutivos, o projeto Conexão Cultural levou cultura, arte e diversão para mais de 830 mil participantes de 97 comunidades, em sete estados. Foram mais de 1,2 mil apresentações artísticas de 65 companhias teatrais de todo Brasil.

O projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, é realizado pelo Ministério da Cidadania e Magma Cultura e, em Vitória, conta com o apoio da Prefeitura de Vitória.

Este ano, entre os meses de maio e junho, irá passar por oito cidades, em sete estados brasileiros. Serão 112 apresentações teatrais e 24 sessões de cinema em uma estrutura itinerante, que inclui palco e arena com espaço para 250 pessoas sentadas. A entrada para todas as apresentações é gratuita.


Voltar ao topo da página