Notícias

Projeto Cápsula: curso entra na 5ª etapa e realiza bate-papo no Mucane

Publicada em 20/06/2017, às 14h25 | Atualizada em 20/06/2017, às 14h25

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Foto Divulgação
Projeto Cápsula
O curso pretende estimular a formação em arte contemporânea

Com a proposta de estimular a formação em arte contemporânea de profissionais atuantes no Espírito Santo, acontece desde o mês de março o curso "Cápsula", projeto idealizado por Clara Sampaio e Gabriel Menotti, e que tem o Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas" (Mucane) como um dos espaços para suas atividades.

Dividido em módulos, o curso chega à quinta etapa com a palestra “Lugar, Espaço e Dimensão do Experimental na Arte Brasileira", com Fernanda Lopes, que acontece no dia 22 de junho, quinta-feira, às 14 horas, no Mucane.

O bate-papo parte da apresentação de uma pesquisa de doutorado, ainda em desenvolvimento, que aborda a investigação da formação e do uso do termo “experimental” na cena artística no Brasil. Serão apresentados exemplos desse uso tanto por artistas quanto por críticos de arte.

Inscrições
A palestra é aberta ao público, mas as vagas são limitadas. Os interessados em participar do evento devem confirmar presença pelo e-mail projetocapsula@gmail.com contendo o nome completo, no corpo do e-mail, e indicar "MÓDULO 5 - Atividade Aberta" no assunto. A confirmação de presença nesse evento não garante a participação.

O projeto "A Cápsula" é realizado com o apoio do edital 16/2016 da Secult/ES, do Baile/Ufes e da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Programação

Além do bate-papo “Lugar, Espaço e Dimensão do Experimental na Arte Brasileira", o evento conta com o workshop “Laboratório de Pesquisa e Prática de Texto em Arte”, que propõe a discussão e a produção de textos críticos a partir de visitas prévias a exposições em cartaz na cidade de Vitória. As vagas para esta etapa já estão esgotadas.

Palestrante
Fernanda Lopes é curadora assistente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ) e do Departamento de Arquitetura da PUC-Rio. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da UFRJ, é organizadora, ao lado de Aristóteles A. Predebon, do livro Francisco Bittencourt: Arte-Dinamite (Tamanduá-Arte, 2016).

Foi Membro do Conselho Cultural da Galeria IBEU (RJ, 2013-2014), Curadora associada de Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo – CCSP (2010-2012) e editora dos sites ARTINFO Brasil (2012-2013) e Obraprima.net (2000-2004).

Mestre em História e Crítica de Arte pela EBA/UFRJ (2006), sua tese de mestrado, “Éramos o time do Rei” – A Experiência Rex, ganhou o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, da FUNARTE, em 2006, e em 2009 foi publicada pela Alameda Editorial (SP). Entre as curadorias que vem realizando desde 2009 está a Sala Especial do Grupo Rex na 29a Bienal de São Paulo (2010).

Serviço
Projeto Cápsula- Módulo 5
“Lugar, Espaço e Dimensão do Experimental na Arte Brasileira", com Fernanda Lopes
Quando: 22 de junho, quinta-feira, às 14 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane) - avenida República,
121, Centro
Aberto ao público


Voltar ao topo da página