Notícias

Profissionais de saúde participam de curso do Hospital Sírio Libanês

Publicada em 22/03/2017, às 12h37 | Atualizada em 22/03/2017, às 12h42

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Curso Sírio Libanês
Profissionais de saúde tiveram aula inaugural com gestora de aprendizagem do Instituto de Ensino e Pesquisa, Márcia Ogata
Divulgação Semus
Curso Sírio Libanês
Cursos vão culminar com a elaboração de um projeto aplicativo dos profissionais em seus locais de trabalho

Profissionais de saúde da Grande Vitória participaram, na manhã desta quarta (22), na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus), da aula inaugural de três cursos de especialização ofertados pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Sírio Libanês, uma das mais renomadas e reconhecidas instituições de saúde do País.

Os projetos se constituem em estratégia para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi).

Os cursos vão até novembro e vão culminar com a elaboração de um projeto aplicativo dos profissionais em seus locais de trabalho. A partir da rotina do trabalho, o projeto pretende despertar os alunos para novas metodologias e possibilidades de intervenção. Para isso, serão utilizados os indicadores locais de saúde para planejar e estruturar um plano de ação que será levado aos gestores.

Cursos

Os cursos de especialização são em três áreas distintas: Qualidade e Segurança ao Cuidado ao Paciente, Gestão da Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde.

Os profissionais participantes atuam em pronto-atendimentos, em ações de promoção de saúde, prevenção e controle de doenças e na vigilância sanitária. Todos foram indicados pelos municípios contemplados: Vitória, Vila Velha, Guarapari, Serra e Cariacica. Em Vitória, são 22 servidores participando.

"O objetivo é qualificar a gestão e a atenção aos usuários do SUS em todo o País. Todos os cursos ofertados foram pactuados com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Consasems), de acordo com as necessidades de formação em saúde levantadas pelos estados da federação", explicou a gestora de aprendizagem do IEP, Márcia Ogata.

A secretária municipal de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa, participou da solenidade de abertura e deus as boas-vindas aos alunos. "Em Vitória, é contínuo o processo de formação e de qualificação dos profissionais que atuam na área da saúde, e esta é uma parceria importante na estratégia de promover o fortalecimento do SUS e, consequentemente, da melhoria da qualidade da atenção aos usuários do SUS", afirmou.


Voltar ao topo da página