Notícias

Profissionais da PMV participam de formação para círculos de construção de paz

Publicada em 22/03/2019, às 18h18

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Círculos de Construção de Paz
Servidores municipais concluíram Curso de Formação em Facilitadores de Círculos de Construção de Paz

Através de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e a Secretaria Municipal de Educação (Seme), profissionais do município participam nesta semana de uma formação voltada para a cultura de paz.

Trata-se do Curso de Formação em Facilitadores de Círculos de Construção de Paz, que realiza sua 4ª turma na capital capixaba até esta sexta-feira (22). Os trabalhos são realizados na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde de Vitória (Etsus).

Esta é a primeira edição em que participam servidores de todas as pastas ligadas à área social, por meio de um convite feito pela própria Seme.

"Nosso intuito é promover uma mobilização conjunta para políticas públicas na cidade que estejam cada vez mais voltadas para a cultura de paz", afirmou a subsecretária de Gestão Pedagógica de Vitória, Janine Mattar Pereira de Castro.

Participantes

Além de profissionais da Seme, integram o grupo servidores das secretarias municipais de Saúde (Semus), Segurança Urbana (Semsu), Assistência Social (Semas) e Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

Representante da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Miriam Dusi também compõe a turma de cursistas a convite da Seme.

"Essa formação é fundamental nos momentos de hoje para fortalecer o senso de cidadania e humanidade, e percebemos o quão relevante é essa temática para estimular, inclusive, nos educandos e profissionais esse mesmo sentimento, envolvendo naturalmente outras áreas do conhecimento", afirma Miriam, que, durante os dias de formação, também conheceu como é a atuação da Seme na perspectiva da Educação para o estabelecimento de uma cultura de paz.

Ela concluiu: "A sincronia de ações em busca de um bem comum é de extrema importância nesse momento. Atividades como essa que resgatam os espaços de diálogo, valorização da vida, dos relacionamentos e do ambiente em que estamos inseridos nos permitem fortalecer uma rede de trabalho em prol do resgate da valorização do humano e suas relações. Parabenizamos a Secretaria de Educação de Vitória por essa iniciativa".

Divulgação Seme
Círculos de Construção de Paz
Atividades capacitaram servidores para atuar em situações onde há círculos de diálogos como estratégia para estabelecer a promoção da paz

Promoção da paz

A partir das atividades, que duraram três dias e se encerraram hoje (22), os cursistas tornam-se habilitados para atuar como facilitadores em situações onde há círculos de diálogos como estratégia para estabelecer a promoção da paz como ponto fundamental para melhoria da qualidade dos relacionamentos interpessoais.

Ação estratégica

A realização do curso em parceria com o Judiciário capixaba faz parte de um programa estratégico desenvolvido pela Seme, chamado de "Diálogos do Ser para Conviver", que é coordenado pela Subsecretaria de Gestão Pedagógica e integra o Plano Plurianual da pasta.

"Entre as ações estruturantes do programa, está o uso de Práticas Restaurativas na Escola, que estão referenciadas nos estudos da Justiça Restaurativa, na Comunicação Não Violenta e nos Círculos de Construção de Paz", explica a subsecretária Janine.

Mediação comunitária

Coordenado pela juíza titular da 1ª Vara de Infância e Juventude de Vila Velha e coordenadora das Varas de Infância e Juventude do TJES, Patrícia Pereira Neves, o curso de Formação em Facilitadores de Círculos de Construção de Paz faz parte do programa "Reconstruir o Viver", que tem como objetivo implantar a Justiça Restaurativa e a Comunicação Não Violenta no âmbito dos processos judiciais e da Mediação Escolar, promovendo a Mediação Comunitária e os Círculos de Construção de Paz e Conversação como ferramentas de solução pacífica de conflitos.

"Nossas expectativas para com os resultados desse curso são as melhores, pois são profissionais extremamente envolvidos e com muita vontade de levar essa cultura de paz para a cidade", disse a magistrada.

"Nosso intuito é promover uma mobilização conjunta para políticas públicas na cidade que estejam cada vez mais voltadas para a cultura de paz", afirmou Janine Mattar.


Voltar ao topo da página