Notícias

Profissionais da Assistência Social vão fazer curso de Libras no CRPD

Publicada em 04/08/2017, às 14h55 | Atualizada em 04/08/2017, às 14h58

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Eduardo Brinco


Elizabeth Nader
Curso de Libras
Após o curso os participantes vão poder ter maior interação com a pessoa com deficiência auditiva

Uma nova turma de Língua Brasileira de Sinais (Libras) terá início na quarta-feira (09) no Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRPD) de Vitória. Desta vez, as aulas são específicas para profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que vão desenvolver a linguagem em seus aspectos gramaticais, linguísticos e sintáticos.

Alfabeto, números, dias da semana, saudações, grupos de palavras do cotidiano e expressões, tudo pode ser comunicado através de Libras. Como qualquer outra língua, ela apresenta uma estrutura gramatical, com semântica, sintaxe e morfologia, própria. O que a diferencia é que, em vez do som, utiliza os gestos como meio de comunicação. Nela, os sinais são marcados por movimentos específicos realizados com as mãos e combinados com expressões faciais e corporais.

Com o curso, que tem carga horária de 120 horas, os participantes vão poder ter maior interação com a pessoa com deficiência auditiva. Para os profissionais, é crescente a necessidade de se comunicar com usuários surdos que buscam atendimento nos serviços ofertados pela Secretaria. A formação garante o direito do surdo de ser bem atendido no sistema, de conseguir as informações de que precisa sem constrangimentos ou dificuldades.


Voltar ao topo da página