Notícias

Professores se preparam para dar início às atividades da EJA Profissional

Publicada em 02/03/2018, às 14h26

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


Arquivo PMV
Ensino adulto Noturno
Alunos da EJA receberão preparação para entrar no mercado de trabalho

Os professores da Educação para Jovens e Adultos (EJA) iniciam, nesta sexta-feira (2), na Secretaria Municipal de Educação (Seme), o processo formativo com foco em conceitos ligados ao mundo do trabalho. 

O curso, voltado para professores e equipes das escolas piloto da EJA Profissional - Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Padre Anchieta, Francisco Lacerda de Aguiar e Prezideu Amorim -, será realizado mensalmente durante este ano, sob a coordenação da professora Lívia Moraes, do grupo "Teoria e Práxis" do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Segundo a coordenadora da EJA, Mariane Luzia Folador Dominicini Berger, os professores terão a oportunidade de participar de estudos e reflexões sobre questões conceituais voltadas ao mundo do trabalho, subsidiando o desenvolvimento do curso "Fundamentos do Mundo do Trabalho", que será oferecido a estudantes da Educação de Jovens e Adultos.

"Esse movimento é fundamental para a EJA, visto que a maioria de nossos estudantes é de jovens em busca de qualificação profissional que os instrumentalize para a inserção no mercado de trabalho", destacou Mariane.

EJA Profissional

Mariane Berger explicou que, em 2017, foi iniciado na Seme o processo de discussão da implantação da EJA Profissional, conforme prevê o Plano Municipal de Educação.

"A Educação Profissional se pauta no trabalho como princípio educativo, tendo o mundo do trabalho como eixo fundante. O objetivo é instrumentalizar os estudantes para isso a partir de estudos relacionados, bem como oferecer cursos de qualificação profissional para aqueles que desejam ingressar numa carreira profissional ou se aperfeiçoar profissionalmente", afirmou.

A experiência piloto da EJA Profissional será desenvolvida, em 2018, em três escolas da rede municipal de Vitória que ofertam a Educação de Jovens e Adultos: Franscisco Lacerda de Aguiar, em São Pedro I, Prezideu Amorim, no bairro Bonfim, e Padre Anchieta, em Ilha de Santa Maria.

Cursos

A EJA Profissional prevê dois momentos. O primeiro é o desenvolvimento do curso/disciplina "Fundamentos do Mundo do Trabalho", a ser ministrado de segunda a quinta-feira pelos professores, com carga horária de 110 horas, a partir de roteiros elaborados em conjunto com o coletivo de docentes das referidas escolas e equipe EJA, contemplando estudantes do 2º Segmento.

Nessa etapa, serão trabalhadas três temáticas geradoras: "Introdução ao Mundo do Trabalho", "Diversidades no Mundo do Trabalho" e "Qualidade de Vida no Mundo do Trabalho". Cada escola terá um professor articulador para acompanhar, monitorar e apresentar propostas em planejamentos e em estudos, subsidiando o desenvolvimento do curso em parceria com as equipes gestoras. Para isso, os professores participam do processo formativo.

O segundo momento será a oferta de cursos de qualificação profissional, em parceria com o Senac, na área de Informática Básica para os estudantes do 2º Segmento Conclusivo, a serem ministrados às sextas-feiras, das 18 às 22 horas, com carga horária de 100 horas.


Voltar ao topo da página