Notícias

Professores especializados estimulam criatividade de alunos nas escolas

Publicada em 21/06/2017, às 18h36

Por Josué de Oliveira, com edição de Josué de Oliveira

Com a colaboração de Fabricia Kirmse


Foto Divulgação
Gabriel Poloni
Gabriel Poloni, 10 anos, foi premiado no concurso de ilustração Lendas Capixabas

O atendimento a crianças com altas habilidades, realizado atualmente por seis Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) de Vitória, tem sido um estímulo à criatividade dos alunos. Nas chamadas Salas de Recursos Multifuncionais, estudantes que demonstram potencial elevado em alguma área específica ou mesmo em várias áreas estão tendo a chance de desenvolver ideias e projetos em segmentos do seu interesse, com a orientação e estímulo de professores especializados.

É o caso de Gabriel Poloni, 10 anos, do 4º ano da Escola de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha. Identificado na sala de aula, por seus professores, como um aluno de alta performance geral, Gabriel tem participado de vários projetos na Sala de Recursos da escola, com temas variados, e recentemente foi até premiado, juntamente com outros dois colegas, no Concurso de Ilustração de Lendas Capixabas da escritora Maria Stella de Novaes, que aconteceu na IV Feira Literária Capixaba.

Os três alunos premiados fazem parte do Ateliê Escola Porão a Sonhar, espaço do Álvaro de Castro Mattos onde alunos com altas habilidades e superdotação recebem orientações pedagógicas. Além de Gabriel Poloni, também receberam o prêmio Caio Cesar Sousa e Luiza Almeida.

O professor Israel Scardua, especialista que atua na modalidade de altas habilidades da Emef de Jardim da Penha, explica que, assim como Gabriel, Caio e Luiza, todos os alunos dotados de potenciais acima da média são incentivados a desenvolver suas próprias ideias por meio de trabalhos específicos e diferentes dos já desenvolvidos no dia a dia das salas de aula.

"A criança escolhe a área de seu interesse na qual quer desenvolver o projeto. Gabriel, por exemplo, já fez projetos em várias áreas. Um deles foi esse de ilustração que foi premiado", explicou.

Incentivo

O pai de Gabriel Poloni, Reinaldo de Nascimento Siqueira, avalia como muita positiva a participação do filho na Sala de Recursos e comemorou a premiação do filho. "Ele ficou muito feliz e a família toda também. Gabriel é muito estudioso e dedicado e os professores são muito empenhados em tirar o melhor de cada aluno. A escola Álvaro de Castro Mattos tem muita qualidade", opinou.

O professor Israel Scardua explica que cada escola trabalha a modalidade de altas habilidades de forma diferente, com vários projetos, mas sempre preocupada em deixar o aluno à vontade para focar nas áreas de seu interesse. "Nós não determinamos as áreas em que eles devem se dedicar e damos subsídios para que o aluno desenvolva seus talentos de forma espontânea e incentivamos muito a criatividade", pontuou.


Voltar ao topo da página