Notícias

Proeja: mais de 200 estudantes da EJA inscritos no processo seletivo do Ifes

Publicada em 09/11/2018, às 09h00

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Coordenação EJA
Visita de alunos do EJA ao Ifes
Alunos da EJA conheceram cursos profissionalizantes e estrutura do Ifes

Em dezembro, 220 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Vitória irão participar do processo seletivo do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade Jovens e Adultos do Instituto Federal do Espírito Santo (Proeja/Ifes).

Os cursos são ofertados na forma integrada, ou seja, aquela em que o estudante cursa as disciplinas profissionais junto com as básicas do currículo do ensino médio. Ao final, os alunos saem com o diploma do ensino médio e com diploma ou certificação profissional. 

"Estudar em um instituto federal é uma oportunidade única para os estudantes da EJA, que, além de concluírem o ensino médio, poderão optar por um curso profissionalizante, ampliando suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho", disse a coordenadora da EJA, Mariane Folador Berger.

Visitas e palestras

Para estimular os estudantes e promover o conhecimento sobre essa questão, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) promoveu, ao longo do ano, uma série de atividades não só em sala de aula, mas também extraclasse.

Os meses de setembro e outubro, por exemplo, foram dedicados à visitação das unidades do Ifes de Vitória e Serra, com o objetivo de levar os alunos a conhecer a instituição e participar das palestras de apresentação dos cursos ofertados.

Parceria

"É uma parceria importante com o Ifes por possibilitar que os estudantes da EJA conheçam os cursos que são ofertados, com vistas à continuidade dos estudos e à conclusão do ensino médio profissionalizante, além de estreitar as relações com a instituição. Nossos estudantes passaram a vislumbrar essa oportunidade como algo concreto", afirmou Mariane.

Provas

As provas objetivas de conhecimentos gerais estão agendas para 2 de dezembro. Os gabaritos serão divulgados no dia seguinte (3) e os recursos e resultados finais, entre os dias 4 e 21 de dezembro.

As turmas do Proeja ainda irão passar por mais avaliações, que são uma palestra que vale 10 pontos e uma análise socioeducacional valendo 90 pontos, considerando a idade, o tempo de conclusão do ensino fundamental e a origem escolar do estudante.


Voltar ao topo da página