Notícias

Procon Vitória usa realidade virtual para ensinar sobre consumo consciente

Publicada em 11/01/2019, às 12h56 | Atualizada em 14/01/2019, às 13h42

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Procon
Estande de realidade virtual do Procon
Estande do Procon Vitória permite que consumidores aprendem sobre consumo consciente através da realidade virtual
Divulgação Procon
Estande de realidade virtual do Procon
Consumidor viaja por um cenário e interage com objetos 3D e pessoas e recebe orientações sobre os seus direitos nas relações de consumo

O Procon Vitória realiza, a partir desta sexta-feira (11), uma ação educativa no Shopping Vitória, na Enseada do Suá, utilizando a realidade virtual para conscientizar os consumidores sobre a importância de manter hábitos saudáveis e sustentáveis na hora de ir às compras.

A ação trata dos direitos e deveres do fornecedor e do consumidor na relação consumerista a partir do recurso de tecnologia interativa. A ação acontece das 10 às 22 horas, até o dia 25 de janeiro.

A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, explicou que, este ano, o órgão está mais estruturado com a implementação do Núcleo de Educação, Pesquisa e Dados, possibilitando a ampliação e a inovação das ações educativas voltadas para o consumidor e os fornecedores.

"Nessa primeira atividade, a utilização da realidade virtual (VR, sigla do termo em inglês Virtual Reality), leva o consumidor a se mover por um cenário (shopping, lojas e feiras livres) e interagir com objetos 3D e outras pessoas, além de receber orientações e refletir sobre seus direitos antes de consumir", contou.

Relação

Segundo Herica, toda a sociedade precisa ser educada para o consumo consciente, responsável e sustentável para a melhoria da qualidade de vida pessoal e da coletividade.

Além disso, a gerente do Procon Vitória ressaltou que uma pessoa educada para o consumo sabe escolher o que, como e quando comprar. "Dessa forma, o consumidor pratica sua liberdade de escolha e reduz as chances de se envolver em compromissos financeiros, além de sua capacidade financeira. Ou seja, consegue comprar e pagar sem se superendividar", reforçou.

Arena Procon Vitória

Outra novidade é a instalação de um posto de atendimento do Procon Vitória na praia de Camburi (entre os quiosques 6 e 7). Ele vai funcionar na Arena Procon Vitória, que vai acontecer até 3 de fevereiro. No local, haverá atrações esportivas, culturais, recreativas e educacionais. 

"É o Procon Vitória cada vez mais presente na vida dos moradores, atuando na proteção aos cidadãos em suas relações de consumo, fazendo valer a legislação (Código de Defesa do Consumidor e legislações estaduais e municipais) na compra ou aluguel de produtos ou na contratação de serviços", afirmou Herica.

"Nossa finalidade é não apenas defender o público e garantir seus direitos em transações comerciais, mas também contribuir para uma cultura de melhor qualidade em produtos e serviços e de consumo sustentável. O Procon Vitória contribui, com essa ação, para uma cidade mais inteligente, justa e humana", complementou a secretária interina da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho e presidente do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Luciana Fiorin.

Onde buscar atendimento no Procon

Casa do Cidadão
Avenida Maruípe, 2.544, 1º piso, bloco A.
Telefone: 3382-5545 ou Fala Vitória 156 ou aplicativo Procon Vitória

Arena Procon Vitória
Praia de Camburi, entre quiosques 6 e 7
Quando: 11 de janeiro a 3 de fevereiro


Voltar ao topo da página