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Procon Vitória faz campanha educativa e atendimento em shopping
Publicada em 15/03/2018, às 14h48
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Nesta quinta-feira (15), Dia Internacional do Consumidor, o Procon Vitória promoveu uma grande ação educativa em parceria com o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional da Defesa dos Direitos do Consumidor (CADC), no Shopping Vitória.
O local foi escolhido para a realização da campanha por sediar lojas locais de destaque e filiais de estabelecimentos nacionais, além de receber grande fluxo de consumidores.
A proposta é disseminar informações dos direitos dos consumidores tanto para os clientes quanto para os lojistas e funcionários do estabelecimento. Durante a visita às lojas, as equipes ainda encontraram funcionários que desconheciam as orientações e regras básicas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
CDC
Um exemplo é a obrigação de os estabelecimentos comerciais e/ou de prestação de serviços de disponibilizar ao público um exemplar do CDC. "Para mim, essa ação educativa foi muito importante. Admito que não sabia dessa obrigatoriedade", disse a consultora de vendas Eliane Ribeiro Soares Dias.
Após receber um exemplar atualizado do CDC oferecido pela equipe do Procon Vitória, Eliane prontamente deixou o material à disposição do público, em local visível e de fácil acesso. "Às vezes, até o consumidor tem dúvidas sobre seus direitos e obrigações. Tendo o Código logo em mãos, fica mais fácil para ambas as partes consultarem e desfazerem as dúvidas".
Dúvidas
Dúvidas que a funcionária pública Lara Zorzal, de 31 anos, também admite ter em vários momentos em que vai às compras. "Conhecendo nossos direitos, temos condições de exigir o cumprimento deles", comentou ela, após relatar um episódio ocorrido em um restaurante de comida saudável.
O professor aposentado Paulo César de Oliveira Nascimento considera de extrema importância a realização desse trabalho de rotina realizado pelo Procon Vitória. "Só tenho a parabenizar a iniciativa do Procon. É preciso educar o consumidor e o fornecedor para que a relação seja mais justa e igualitária. É preciso fazer um trabalho em ambas as partes. Os consumidores também têm que ser educados no sentido amplo da palavra, conhecendo seus direitos e obrigações. O consumidor precisa estar consciente para fazer melhor as suas escolhas".
Ao longo desta quinta-feira (15), as equipes do Procon Vitória vão distribuir cerca de 1,5 mil exemplares do CDC, além de material informativo, para lojistas e funcionários.