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Procon Vitória faz campanha educativa e atendimento em shopping

Publicada em 15/03/2018, às 14h48

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
AÇÃO DO PROCON NO SHOPPING VITÓRIA
Equipe do Procon Vitória percorreu lojas do Shopping Vitória no Dia Internacional do Consumidor
Carlos Antolini
AÇÃO DO PROCON NO SHOPPING VITÓRIA
Objetivo foi disseminar informações sobre os direitos dos consumidores para clientes e lojistas

Nesta quinta-feira (15), Dia Internacional do Consumidor, o Procon Vitória promoveu uma grande ação educativa em parceria com o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional da Defesa dos Direitos do Consumidor (CADC), no Shopping Vitória.

O local foi escolhido para a realização da campanha por sediar lojas locais de destaque e filiais de estabelecimentos nacionais, além de receber grande fluxo de consumidores.

A proposta é disseminar informações dos direitos dos consumidores tanto para os clientes quanto para os lojistas e funcionários do estabelecimento. Durante a visita às lojas, as equipes ainda encontraram funcionários que desconheciam as orientações e regras básicas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

CDC

Um exemplo é a obrigação de os estabelecimentos comerciais e/ou de prestação de serviços de disponibilizar ao público um exemplar do CDC. "Para mim, essa ação educativa foi muito importante. Admito que não sabia dessa obrigatoriedade", disse a consultora de vendas Eliane Ribeiro Soares Dias.

Após receber um exemplar atualizado do CDC oferecido pela equipe do Procon Vitória, Eliane prontamente deixou o material à disposição do público, em local visível e de fácil acesso. "Às vezes, até o consumidor tem dúvidas sobre seus direitos e obrigações. Tendo o Código logo em mãos, fica mais fácil para ambas as partes consultarem e desfazerem as dúvidas".

Dúvidas

Dúvidas que a funcionária pública Lara Zorzal, de 31 anos, também admite ter em vários momentos em que vai às compras. "Conhecendo nossos direitos, temos condições de exigir o cumprimento deles", comentou ela, após relatar um episódio ocorrido em um restaurante de comida saudável.

O professor aposentado Paulo César de Oliveira Nascimento considera de extrema importância a realização desse trabalho de rotina realizado pelo Procon Vitória. "Só tenho a parabenizar a iniciativa do Procon. É preciso educar o consumidor e o fornecedor para que a relação seja mais justa e igualitária. É preciso fazer um trabalho em ambas as partes. Os consumidores também têm que ser educados no sentido amplo da palavra, conhecendo seus direitos e obrigações. O consumidor precisa estar consciente para fazer melhor as suas escolhas".

Ao longo desta quinta-feira (15), as equipes do Procon Vitória vão distribuir cerca de 1,5 mil exemplares do CDC, além de material informativo, para lojistas e funcionários.

Carlos Antolini
AÇÃO DO PROCON NO SHOPPING VITÓRIA
Equipe do Procon Vitória distribuiu exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC)
Carlos Antolini
AÇÃO DO PROCON NO SHOPPING VITÓRIA
Consultora de vendas Eliane Ribeiro Soares Dias considerou a campanha muito importante

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