Notícias

Procon Vitória elabora cartilha de direitos para idosos

Publicada em 14/05/2019, às 17h17 | Atualizada em 14/05/2019, às 18h24

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Paula Bourguignon
Cartilha da pessoa idosa
Herica Correa Souza apresentou cartilha da pessoa idosa no CCTI de Jardim da Penha
Paula Bourguignon
Cartilha da pessoa idosa
Maria Freire de Assis Lima disse ser essencial que idosos conheçam os seus direitos

Com o objetivo de garantir e viabilizar os direitos dos idosos, o Procon Vitória elaborou a cartilha "Eu sei dos meus direitos". O material foi apresentado na tarde desta terça-feira (14) no Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) de Jardim da Penha.

Durante a explanação, os idosos aprenderam mais sobre quais são seus direitos básicos diante de questões jurídicas, contratuais e financeiras, de acordo com as regras estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). A proposta da cartilha é contribuir para assegurar mais qualidade de vida para esse público e o acesso a uma relação consumerista justa e igualitária. 

"Esse momento é muito importante. Eu mesmo fui enrolado num empréstimo de um cartão que eu fiz. Vou ter que correr atrás dos meus direitos no Procon", disse Valter Lima.

"Alguns direitos do consumidor eu já sei. Isso é essencial para todos nós, principalmente no que se refere às passagens de ônibus e às ligações de telemarketing fora da hora", comentou Maria Freire de Assis Lima.

Assuntos

Entre os temas tratados na cartilha, estão: garantia de prioridade, planos de saúde, serviços de transporte, estacionamento, empréstimo consignado, acesso à informação, portabilidade de crédito, sigilo de informações cadastrais pessoais, entre outros. 

Multiplicador

"A vida da gente é um eterno aprendizado. O que vocês aprenderem hoje é para propagar e multiplicar. Muitas pessoas ainda não têm acesso aos Centros de Convivência para a Terceira Idade (CCTI's) ou não puderam estar aqui hoje", disse a coordenadora do CCTI de Jardim da Penha, Érika Fortuna.

Ação integrada

Essa foi uma ação integrada entre as secretarias municipais de Assistência Social (Semas), Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e Procon Vitória. "Promovemos esse evento para apresentar a Cartilha da Pessoa Idosa, já que os direitos devem ser viabilizados e garantidos para a pessoa idosa", explicou a secretária executiva do Conselho Municipal do Idoso (Comid), Tatiane Galvão.

"Precisamos nos proteger e ficar atentos na hora de fecharmos um negócio. Por mais que vocês, idosos, sejam autônomos. Toda vez que não temos nossos direitos respeitados, devemos ir ao Procon Municipal e denunciar", disse Hérica Correa Souza, gerente do Procon.

"A cartilha visa informar os idosos de seus direitos e estimulá-los a procurar o Procon em caso de reclamações", ponderou a coordenadora dos Serviços de Convivência para Idosos da Semas, Maria da Penha Norbim.


Voltar ao topo da página