Notícias

Procon Vitória: consumidores podem bloquear ligações de telemarketing

Publicada em 16/07/2019, às 19h27

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Foto Divulgação
Tela inicial do site "Não Me Perturbe
Consumidores podem se cadastrar no site naomeperturbe.com.br para solicitar o bloqueio de ligações de telemarketing

Os consumidores ganharam mais um aliado na batalha contra as chamadas de telemarketing. A partir desta terça-feira (16), eles já podem se cadastrar no site naomeperturbe.com.br para solicitar o bloqueio de ligações, que ocorrerá em até 30 dias após o registro.

Basta cadastrar o número no site, mantido pelas operadoras Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Para tal, o consumidor precisa informar o nome completo, CPF e endereço de e-mail. A partir daí, você pode adicionar seus números de telefone e solicitar o bloqueio. O consumidor também poderá remover posteriormente o telefone do sistema de bloqueio, caso tenha interesse.

De acordo com a Anatel, as operadoras que descumprirem o cadastro poderão ser multadas com penalidades que podem chegar a R$ 50 milhões. Segundo um relatório do aplicativo Truecaller, os brasileiros recebem, em média, 37,5 ligações de televendas por mês.

Procon Vitória

Os consumidores podem continuar registrando reclamações também no Procon Vitória, seja de forma presencial, comparecendo à Casa do Cidadão, em Itararé, seja por meio do aplicativo ProconVitória, disponível nas versões IOS e Android. Outra opção é acionar o serviço Fala Vitória 156.

A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, explicou que a opção de bloqueio ao telemarketing faz parte da lista de medidas para combater abusos, que também estabelece princípios como ligar em horários adequados, não ligar de forma insistente, respeitar o fato de os consumidores não desejarem receber ligações, receber e tratar reclamações sobre ligações indesejadas, garantir adesão à Lei de Proteção de Dados Pessoais e, por fim, cooperar na melhoria do telemarketing em outros setores.


Voltar ao topo da página