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Procon registra mais de 2,2 mil atendimentos nos três primeiros meses do ano

Publicada em 18/04/2017, às 12h34 | Atualizada em 18/04/2017, às 12h34

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Ação do PROCON no Dia Internacional do Consumidor
Elizabeth Nader
Atendimento no Procon Municipal

O Procon de Vitória registrou mais de 2,2 mil atendimentos nos três primeiros meses deste ano, o que significa que são feitas 25,44 queixas por dia nos balcões de atendimento do órgão, que funciona na Casa do Cidadão, em Itararé.

As empresas de telefonia, instituições bancárias e a empresa de energia elétrica do Espírito Santo dominam a lista de problemas que levam os consumidores da capital ao Procon de Vitória.

Entre os atendidos, 54% são mulheres e 46%, homens. Os moradores de Jardim Camburi são os que mais vão ao órgão em busca dos seus direitos. O número de atendimentos realizados no primeiro trimestre do ano é um pouco inferior ao realizado no mesmo período do ano passado: 2.449.

Consumidores conscientes

Na avaliação da gerente do Procon de Vitória, Hérica Correa Souza, o número de reclamações registradas pelo órgão reflete o trabalho que tem sido feito na capital para a formação de consumidores cada vez mais conscientes tanto dos seus direitos quanto dos seus deveres.

Hérica acrescentou que o Procon Municipal tem atuado também para que os consumidores adotem um comportamento que não comprometa o orçamento familiar/pessoal, além de sua capacidade de honrar os compromissos assumidos.

"Nos guichês de atendimento, aproveitamos também para introduzir alguns conceitos sociais e de sustentabilidade no ato de consumir. Atuamos sempre focados em resolver a situação exposta pelo consumidor à luz do Código de Defesa do Consumidor, mas sem perder de vista a importância do consumidor passar a agir de forma mais consciente a partir daquele contato com as nossas equipes de atendimento e fiscalização".

Atendimento

O Procon Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas. O consumidor deve levar documentos pessoais e comprovantes da reclamação, como nota fiscal, contrato, ordem de serviços, entre outros. O munícipe também pode agilizar o atendimento fazendo o agendamento on-line.


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