Notícias

Procon de Vitória alerta para o fim do sinal analógico de TV

Publicada em 09/10/2017, às 08h00

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Sinal digital de TV
Sinal analógico de televisão vai ser desligado em Vitória: consumidores devem obter antena e conversor para continuar assistindo à programação de TV

O Procon de Vitória alerta os consumidores que, a partir do próximo dia 25, o sinal analógico de televisão vai ser desligado em Vitória. Com a mudança, as famílias que possuem aparelhos televisores mais antigos, sem conversor, terão que se preparar para continuar recebendo o sinal, que será exclusivamente digital.

A gerente do Procon de Vitória, Herica Correa Souza, explica que, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a mudança traz vantagens para o consumidor, como: imagem mais nítida, som com maior qualidade, fim dos ruídos e interferências e possibilidade de acesso a conteúdos com recursos de interatividade.

O desligamento dos sinais analógicos viabilizará, ainda, a operação de internet 4G. A Anatel destaca que a expansão do 4G em 700 MHz vai favorecer todo mundo, seja o cidadão que usa seu smartphone para se divertir com vídeos, músicas e redes sociais ou para os estudantes, empresários e empreendedores que precisam acessar a internet de qualquer lugar com rapidez e qualidade.

Beneficiário

Herica informou que, se o consumidor for beneficiário de algum programa social do Governo Federal, tem direito a receber um kit gratuito composto por uma antena e um conversor, que precisam ser instalados para que o aparelho de TV antigo possa exibir a programação transmitida pelo sinal digital.

Dúvidas

Para orientar melhor os consumidores, o Procon de Vitória esclarece algumas dúvidas sobre como se preparar para a TV digital.

O que acontecerá quando o sinal analógico de TV for desligado em minha cidade?
Assim que o sinal analógico de TV for desligado, toda a programação dos canais abertos transmitidos pelo sinal analógico deixará de ser exibida. A tela de sua TV exibirá uma mensagem informando que o sinal analógico foi desligado e que a programação continua sendo exibida pelo sinal digital.

Eu posso retirar um kit gratuito com antena e conversor?
Para saber se pode retirar um kit gratuito, clique aqui. Na tela que surgir, informe seu NIS (Número de Identificação Social) ou CPF e clique no botão "Buscar". Se a distribuição já tiver começado em sua região e seu nome estiver na lista, já poderá fazer o agendamento na hora.

Mas, se o agendamento ainda não estiver liberado em sua região ou se seu nome não estiver na lista, preencha o formulário com dados de contato para que possa receber em primeira mão a informação sobre a abertura do agendamento ou a orientação necessária sobre como preparar sua residência para receber o sinal digital de TV.

Por que preciso de uma antena UHF?
Porque outros modelos de antena não captam o sinal digital de televisão. Sem uma antena UHF, os televisores não poderão exibir a programação dos canais abertos de televisão transmitidos pelo sinal digital.

Por que os kits gratuitos são distribuídos?
Os kits gratuitos são distribuídos para que a população de baixa de renda, beneficiária de programas sociais do Governo Federal, tenha acesso à TV digital gratuita.

O que vem nos kits gratuitos?
Os kits gratuitos são compostos por uma antena UHF e um conversor com controle remoto.

Quem decide quem pode receber um kit gratuito?
Quem envia a lista de beneficiários é o Ministério do Desenvolvimento Social. O papel do "Seja Digital" é comunicar a população, além de distribuir os kits de acordo com a lista recebida do Governo Federal.

Matéria relacionada

Procon: mais de 5,1 consumidores foram atendidos no primeiro semestre


Voltar ao topo da página