Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Procon dá dicas para economizar na compra de ovos de Páscoa e pescados

Publicada em 05/04/2017, às 07h00

Por Rosa Blackman (rosa.adriana@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Arquivo PMV

ovos de páscoa

Consumidores devem ficar atentos aos preços e rótulos dos ovos de Páscoa na hora de ir às compras

O Procon de Vitória antecipa-se às comemorações alusivas à Semana Santa e à Páscoa e orienta os consumidores a fazer um planejamento de como pretendem e podem celebrar essas datas. O órgão municipal alerta que as pessoas devem ficar atentas e tomar alguns cuidados básicos ao sair às compras de alimentos típicos, como os pescados e chocolates, começando pela pesquisa comparativa de preços e observação dos anúncios de promoções.

Nesse sentido, a gerente do Procon de Vitória, Hérica Correa Souza, anunciou que, na próxima semana, o órgão vai divulgar a pesquisa contendo uma lista de mais de 90 tipos de ovos mais tradicionalmente procurados pelos consumidores e itens que compõem os ingredientes da tradicional torta capixaba.

Ela aconselha que, enquanto aguardam o resultado e a análise da pesquisa, os consumidores façam a lista do que desejam e se conscientizem do quanto podem gastar sem prejudicar o orçamento, evitando as compras por impulso. "A nossa pesquisa vai auxiliá-los na escolha dos melhores preços, contribuindo, assim, para que as famílias não comprometam seus orçamentos. Queremos evitar, principalmente, o superendividamento. Assim, o consumidor pode verificar quais preços são mais atrativos e, ainda, exigir o cumprimento da oferta, no caso de publicidade enganosa", explicou Hérica.

Novos hábitos

Hérica Correa comentou que este período é ideal para que os consumidores assumam novos hábitos na hora de consumir. "O olhar o rótulo é essencial e imprescindível. Ele deve conter linguagem clara, informações como peso, quantidade, composição e características do produto. Não esquecer de verificar o prazo de validade. O consumidor não deve comprar produtos com rótulos danificados ou pouco legíveis".

Agora, um alerta especial para quem deseja presentear os pequenos com ovos de chocolate recheados de brinquedos. Hérica diz que, quando houver brinquedos acompanhando o chocolate, a embalagem deve apresentar o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e identificação da faixa etária indicada. A mesma atenção deve ser dada aos produtos diet e light.

Artigos artesanais

A gerente do Procon de Vitória chama atenção também para os artigos artesanais. "Os fornecedores de produtos artesanais devem seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, sendo, inclusive, obrigados a fornecer nota fiscal", avisou.

A mesma dica vale para os produtos importados, que devem apresentar informações em língua portuguesa, como identificação do fabricante/importador, país de origem, prazo de validade, composição, volume/quantidade, registro no órgão competente e outras informações obrigatórias.

Elizabeth Nader

Barraca de peixe na peixaria reformada do Mercado da Vila Rubim

Pessoas devem ficar atentas às condições de armazenamento dos pescados

Pescados

Se você não abre mão de consumir pescados na Semana Santa, fique atento a esses detalhes: observe atentamente as condições de armazenamento (evite pescados com cheiro forte, abdômen flácido, olhos murchos e sem brilho e guelras pálidas). Verificado o aspecto do produto, não tire o olho da balança.

"A pesagem deve ser feita na presença do consumidor, assim como o embalamento do produto. No caso dos peixes frescos, caso deseje que seja embalado com gelo - para que fique protegido e preservado durante o trajeto para casa - fique atento para que o gelo não seja pesado junto com o peixe", alerta.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site