Notícias

Prefeitura se reúne com catadores da Amariv para oferecer assistência

Publicada em 24/04/2018, às 18h54

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Carlos Antolini
Associação de Catadores de Materiais Recicláveis
Galpão da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv) ficou destruído

Para conhecer a real situação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv), cuja parte da sede ficou destruída após um incêndio na noite de sábado (21), gestores de diferentes áreas da Prefeitura de Vitória se reuniram, na tarde desta terça-feira (24), com os membros da entidade e empresas parceiras, no auditório da Casa do Cidadão, em Itararé.

A Amariv presta serviços de processamento de material reciclável oriundo da coleta seletiva na cidade. O presidente da associação, Lucio Heleno Barbosa Dos Santos, está preocupado com a situação das famílias, que vão ficar sem renda devido à paralisação das atividades nos galpões.

De acordo com avaliações preliminares da Defesa Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros, uma vez que o laudo técnico ainda não foi concluído, o imóvel não apresenta condições de uso e terá de passar por intervenções, previstas para durarem cerca de 60 dias, para recuperação.

Doações

"De imediato, vamos doar 220 marmitex do Banco de Alimentos. Além disso, as famílias que já recebem cestas básicas regularmente poderão receber mais alimentos, se houver necessidade", disse a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.

As refeições individuais foram doadas pela empresa Maria Honos Gastronomia, do Grupo Neffa, no mês passado, e são alimentos congelados, com arroz, feijão, legumes cozidos e um tipo de carne (frango, boi ou peixe).

Cras

As famílias são acompanhadas pelas equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que vão avaliar a possibilidade de conceder um benefício, conforme o perfil de cada núcleo famíliar, durante um período a ser determinado. "A intenção é apoiar as famílias até que possam retomar as atividades na Amariv ou encontrar outras formas de trabalho e renda", disse a secretária.

Segundo o presidente da Amariv, o galpão possuía seguro, mas a cobertura não alcança todo o prejuízo. Além do imóvel, o fogo destruiu as prensas.

Também participaram da reunião o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim Gonçalves, representantes da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), representantes do Movimento Nacional de Catadores e de empresas compradoras do material produzido pela Amariv.


Voltar ao topo da página