Notícias

Prefeitura realiza seminário de controle interno e transparência nesta sexta

Publicada em 08/12/2016, às 17h02 | Atualizada em 08/12/2016, às 17h28

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Tarcísio Costa


Arquivo PMV SECOM
Fachada da prefeitura de Vitória
Seminário debaterá os impactos e a evolução dos mecanismos de combate à corrupção

Nesta sexta-feira (9), quando é comemorado o Dia Internacional de Combate à Corrupção, a Controladoria Geral do Município (CGM) realiza o 1º Seminário Municipal de Controle Interno e Transparência. O evento será realizado no auditório da Prefeitura de Vitória, das 14 às 18 horas, e debaterá os impactos e a evolução dos mecanismos de combate à corrupção.

As inscrições também poderão ser feitas no local do evento. O advogado Raphael Madeira Abad irá falar da corrupção e suas consequências no Brasil. "A finalidade é conscientizar as pessoas para que percebam o tamanho e a gravidade do problema", disse o palestrante.

Abad é também integrante da Comissão de Combate à Corrupção da OAB/ES, professor universitário, especialista em combate à corrupção, terrorismo e crime organizado, mestre em Direito e Garantias Fundamentais e doutorando em Governança Global. "Nem todos sabem que a corrupção mata mais que outros problemas no Brasil. Neste evento, pretendo falar também sobre as espécies de corrupção mais importantes e formas de informar os servidores e o público em geral".

Mecanismos de combate à corrupção

A evolução dos mecanismos de combate à corrupção é o tema do palestrante Leonardo Augusto de Andrade Cezar dos Santos, promotor de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo. "Será abordada a evolução dos mecanismos de combate à corrupção desde a nossa Constituição de 1988 até os dias atuais. Os mecanismos são vários e, apesar de a população perceber apenas os repressivos, os preventivos são ainda mais importantes".

Doutorando em Estado de Direito e Governança Global pela Universidade de Salamanca e visiting foreign judicial fellow no Centro Judiciário Federal em Washington, Leonardo Cezar dos Santos explica que é importante se informar sobre o tema. "A iniciativa da Prefeitura de Vitória é de suma importância para a eficiência e lisura da administração pública. Ao debater o tema corrupção, o exercício da cidadania é fortalecido e entende-se menor o fenômeno que tanto lesa nossa democracia".

Transparência

Para a secretária da CGM, Raquel Ferreira Drummond de Aguiar, a ideia central do seminário é debater sobre a importância de se ampliar a atuação do controle interno e fortalecer a cooperação entre a administração e a sociedade civil. "A transparência é um dos principais instrumentos de que dispomos para aproximar o poder público da sociedade".


Voltar ao topo da página