Notícias

Prefeitura notifica Governo por falta de sinalização em obras da Leitão da Silva

Publicada em 11/09/2017, às 16h29 | Atualizada em 11/09/2017, às 16h29

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Setran
Obras na Leitão da Silva
Vários pontos da avenida estão com telas abandonadas e contam com mato muito alto
Divulgação Setran
Obras na Leitão da Silva
Em alguns pontos da Leitão da Silva, a sinalização horizontal já não existe mais

A Prefeitura de Vitória elaborou um parecer técnico para notificar a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) quanto ao andamento das obras de ampliação da avenida Leitão da Silva, iniciadas em 2014. O ofício foi entregue nesta segunda-feira (11). O motivo é uma série de irregularidades encontradas na sinalização da via durante fiscalização da equipe da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran).

A orientação é que sejam providenciados reforço e melhoria da sinalização horizontal e vertical, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a fim de garantir a segurança de quem transita em todos os trechos que estão em obras.

Segundo o parágrafo 1º do artigo 95 do CTB, "a obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou
manutenção da obra". Já o parágrafo único do artigo 88 menciona que "nas vias ou trechos de vias em obras deverá ser afixada sinalização específica e adequada".

"Vamos oficializar os responsáveis pela obra com o relatório da visita dos nossos técnicos. Eles constataram que, no trecho das obras, as sinalizações horizontal e vertical estão errôneas, induzindo o condutor a cometer infrações de trânsito e até mesmo podendo provocar um acidente", esclareceu o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann.

O que diz o parecer técnico

A Setran orienta e solicita que sejam feitos os seguintes trabalhos:

  • sinalização anterior ao local em obras: sinais de advertência (estreitamento de pista, desvio, entre outros), cones e barreiras para canalizar o tráfego (para impedir a passagem do trânsito por uma pista ou faixa caso ela esteja com fechamento (total ou parcial);
  • sinalização horizontal;
  • instalação de faixas informativas;
  • utilização de placas de regulamentação;
  • sinalização específica para pedestres (separação física entre pedestres e veículos, bem como entre pedestres e obras, além da retirada de obstáculos, como buracos e entulhos).

Responsabilidade

O Governo do Estado é responsável pela obra. A Prefeitura de Vitória não é a gestora da obra. Somente após a conclusão da duplicação, a administração municipal voltará a ser responsável pela via.

A última previsão divulgada pela Secretaria de  Estado de Obras Públicas (Setop) é de que as melhorias devem terminar em julho de 2018.

"Essas falhas se tornam verdadeiras armadilhas. Por isso o nosso pedido para implantação da sinalização correta. Com ela, além de termos um tráfego melhor, vamos garantir mais segurança para quem trafega na Leitão da Silva”, aponta Hoffmann.

Divulgação Setran
Obras na Leitão da Silva
Entulhos e material de obras atrapalham a passagem de pedestres na calçada
Divulgação Setran
Obras na Leitão da Silva
Vistoria encontrou sinalização baixa e encostada no poste

Voltar ao topo da página