Notícias

Prefeitura inicia revitalização da praça do Cauê

Publicada em 19/08/2017, às 11h09

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Início das obras de reforma da Praça do Cauê
Leonardo Silveira
Início das obras de reforma da Praça do Cauê

A praça do Cauê, em Santa Helena, está interditada para uso nestes sábado (19) e domingo (20), quando equipes da Central de Serviços e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços (Semmam) estão trabalhando na primeira ação de revitalização do espaço, com a demolição dos muros e gradis.

Entre outras melhorias, o espaço vai ganhar caminhos para melhorar a circulação de pedestres, rampas de acessibilidade e novo paisagismo.

A meta é deixar tudo limpo e as ruas desobstruídas para o retorno da rotina já nesta segunda-feira (21), quando o tráfego de veículos é intenso nas ruas do entorno da praça.

Espaço mais humano e acolhedor

A Prefeitura de Vitória desenvolveu um projeto para tornar o espaço mais humano e acolhedor para os moradores. Ele contempla a manutenção das quadras de tênis e poliesportivas cercadas, ajustes nos jardins, além da disposição de espaços de caminhadas. 

De acordo com o secretário da Central de Serviços, Leonardo Gonçalves, a proposta é que a praça vire um espaço de convivência de famílias. "Queremos que a comunidade use esse equipamento com mais facilidade e qualidade, permitindo que as pessoas não precisem mais contornar a praça ao passar a pé por aqui".

"Essas ações vão humanizar esse ambiente, permitindo a melhor circulação das pessoas. É uma intervenção que atende ao desejo da cidade de ver a praça do Cauê, que está no coração da cidade, ainda mais bonita", afirmou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

Linha direta

A Prefeitura de Vitória ainda tem o projeto de fazer uma linha direta entre a avenida Reta da Penha e a praça do pedágio da Terceira Ponte. No entanto, a proposta ainda será debatida com a comunidade. Para melhorar o trânsito na região, a administração municipal implantou a linha verde na avenida Desembargador Santos Neves, retirando os ônibus de circulação na praça.

"Com a linha direta na praça, haveria ganho de espaço físico e dois espaços com mais equipamentos e uma área ainda maior para convivência e utilização", ressaltou o secretário Leonardo Gonçalves.

Nome

A praça do Cauê foi planejada pelo engenheiro Saturnino de Brito, dentro do projeto Novo Arrabalde, que planejou o crescimento da cidade para o norte, na Região da Praia do Canto. Não há uma data de fundação desse espaço. Mas, nos arquivos municipais, há registros dessa praça na década de 1920. Em 1948, o nome da praça, instituído pela Lei 21, foi Benjamin Constant. Em 2007, a lei 7.053 alterou para Cristóvão Jacques.

Leonardo Silveira
Início das obras de reforma da Praça do Cauê
Leonardo Silveira
Início das obras de reforma da Praça do Cauê

Voltar ao topo da página