Notícias

Prefeitura inicia demolição de antiga sede da Emef de São Benedito

Publicada em 20/05/2019, às 18h37

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Semohab - divulgação
Novo prédio da EMEF Paulo Roberto Vieira Gomes
O novo prédio será construído no mesmo terreno, após a conclusão da obra de contenção da encosta

A Prefeitura de Vitória assina, nesta terça-feira (21), ordem de serviço para demolição da antiga sede da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Paulo Roberto Vieira Gomes, em São Benedito, e realização de uma obra de contenção da encosta remanescente do antigo prédio.

A conclusão dessas intervenções está prevista para dezembro, com investimento de R$ 1.096.797,97. Serão demolidos 340 metros quadrados de área construída. A contenção será feita com cortina de aço fixada com tirantes e recoberta com concreto projetado. No mesmo local, será construída uma nova sede da Emef.

Há um mês, foi concluída a contenção de uma pedra no alto do morro que apresentava instabilidade, sendo investidos R$ 1.110.884,07, com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.

"Vamos entrar na segunda das três etapas necessárias até a conclusão da nova sede da Emef Paulo Roberto Vieira Gomes. Fizemos a contenção, agora vamos demolir o antigo prédio e estamos fazendo o orçamento da nova sede, que deverá ser licitada ainda este ano", disse o secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá.

Prédio antigo

O prédio antigo foi desativado em maio de 2017, em função do risco de deslocamento de uma rocha no alto do morro. Os alunos da unidade continuarão estudando no espaço da instituição católica Santa Rita de Cássia, no mesmo bairro, até a conclusão do novo prédio.

Projeto

O projeto da nova sede da Emef foi concluído pela Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) e está sendo orçado. Ele já foi apresentado à comunidade e aprovado. Serão três pavimentos:

1º pavimento (térreo), com 840,07 m²
Espera de pais, secretaria, arquivo, direção, supervisão/ orientação/ sala de atendimento individual, sala de professores (com banheiros), depósito de material didático; área de serviços com recebimento, monta carga, cozinha, depósito de merenda, depósito de material de limpeza, sala de funcionários, vestiários funcionários masculino e feminino, refeitório, laboratório pedagógico, grêmio, cabeamento estruturado.

2º pavimento, com 812,33m² 
5 salas de aula, sala de artes/ciências, biblioteca, sala de informática, coordenação, área de serviço.

3º pavimento, com 1.095,05m²
3 salas de aula, miniauditório/sala de vídeo, coordenação, depósito material de educação física, quadra poliesportiva coberta (com um acesso alternativo ligado a escadaria existente no bairro).

Em todos os pavimentos, haverá banheiros acessíveis masculino e feminino, banheiros de alunos masculino e feminino, área de serviços, elevador, circulações e escadas.

Entradas
  • De serviço: circulação de serviço, escada, monta carga e depósito. Rampa com inclinação de 8,33% desde a calçada/rua. Possui ainda casa de gás e abrigo para lixo.
  • Acesso principal: através de rampa e escada. Estacionamento com 4 vagas para automóveis, vagas para motos e bicicletário, reservatório inferior e casa de bombas. 

Voltar ao topo da página