Notícias

Prefeitura estimula servidores a implantar horta e jardim terapêutico

Publicada em 05/10/2017, às 18h23 | Atualizada em 06/10/2017, às 12h19

Por Eduardo Brinco, com edição de SEGOV/SUB-COM


Carlos Antolini
Horta e Jardim Terapêutico Medicina do Trabalho
Edifício Helenus, onde funcionam vários setores da PMV, ganhou uma horta, que é cultivada pelos próprios servidores
Carlos Antolini
Horta e Jardim Terapêutico Medicina do Trabalho
Mariana Thebaldi, Maria Helena Fernandes e Sandra Maria Nascimento Batista ajudam a cuidar do espaço e das plantas medicinais

Muitas pessoas gostam de cuidar de um jardim, de uma pequena horta ou mesmo de um vasinho de planta. Além do prazer, a interação com a natureza tem modificado a rotina de quem trabalha na Gerência de Saúde e Apoio Social ao Servidor (GSAS), que abraçou o projeto piloto de uma horta e um jardim terapêutico no edifício Helenus, que fica na rua Amélia da Cunha Ornelas, 295, em Bento Ferreira, onde também funcionam a Medicina do Trabalho, a Escola de Governo de Vitória e a Agência Municipal do Trabalhador.

A horta e o jardim terapêutico têm como objetivo promover a saúde, o autocuidado e a interação entre os servidores, podendo propiciar o estreitamento de laços terapêuticos com a natureza e com o meio ambiente, por meio do contato com a terra e as plantas medicinais.

Para a servidora da Promoção à Saúde do Servidor, Maria Helena Fernandes Barbosa, o espaço foi criado para atender à necessidade de ambientes terapêuticos e criativos em áreas públicas. "Ele contribui para estimular o bem-estar pessoal e coletivo dos servidores", apontou.

Doação

As plantas foram doadas tanto pelos próprios servidores como por moradores do entorno, que ainda contribuíram com ferramentas de jardinagem. Para regar as plantas, está sendo utilizada a água que o ar-condicionado libera durante seu funcionamento.

Cultivo

Hoje, estão sendo cultivados na horta e jardim: manjericão, cebolinha, salsa, couve, coentro, orégano, tomate, alface, alecrim, hortelã pimenta, boldo, boldo da horta, cana de macaco, arnica, capim cidreira, hortelã e saião.

"Participar e contribuir com o projeto do jardim terapêutico, na Medicina do Trabalho, acalma minha mente e coração, diminuindo as preocupações com o dia a dia. Saber que cada servidor contribuiu de alguma forma para o florescer do jardim também é gratificante", afirma a assistente administrativo Irayma Maria Bastos.

"Trabalho na Medicina do Trabalho há dois anos e, ao observar o espaço da jardineira na frente do prédio, percebi que poderia ser utilizado para plantas medicinais e uma horta com verduras. Hoje temos a realização de um sonho com a horta e plantas medicinais, que são utilizados pelos servidores. Isso me deixa muito feliz em ver que esse projeto está se concretizando com o envolvimento dos funcionários", afirmou a servidora Sandra Maria Nascimento Batista.

O projeto base está sendo executado na Medicina do Trabalho e foi idealizado pela Coordenação de Promoção à Saúde do Servidor.


Voltar ao topo da página