Prefeitura e Instituto Jubarte vão realizar ações de turismo e de pesquisa

Publicada em 05/06/2017, às 14h48 | Atualizada em 05/06/2017, às 15h38

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Imagem divulgação
Baleia jubarte
Com a parceria, será possível desenvolver o turismo de observação de baleias

A Prefeitura de Vitória e o Instituto Baleia Jubarte vão desenvolver ações de conservação e estímulo ao turismo ecológico na capital. Parceria nesse sentido foi firmada com a assinatura do acordo de cooperação técnica entre as duas entidades na última semana.

Com o acordo, a capital recebe a primeira base do instituto, criado há 27 anos, fora da Bahia (as outras ficam em Caravelas e praia do Forte, em Mata de São João). A sede ficará no Memorial da Paz, onde também funciona a galeria Cônego Maurício Pereira, na praça do Papa, na Enseada do Suá. O local será dotado de infraestrutura para a divulgação das visitas, pesquisa científica marinha e informações diversas.

Há previsão de saídas de embarcações para pesquisa e também observação de baleias da praça do Papa, após a viabilização da construção de um deque no local. Atualmente, as saídas podem acontecer de quatro pontos da capital: Iate Clube, píer da Praia do Suá, píer de Iemanjá e colônia de pescadores da Praia do Canto.

Cooperação

Carlos Antolini
Memorial da paz na Praça do Papa
Memorial da Paz será sede do Instituto Baleia Jubarte

O acordo de cooperação tem como objetivo a união de esforços para a gestão compartilhada do espaço e a cooperação técnica, científica, educacional e cultural visando incrementar ações de proteção ao meio ambiente marinho, sua biodiversidade e habitats do município de Vitória.

Além disso, inclui o estabelecimento de uma base física do Instituto Baleia Jubarte na capital para consolidar suas atividades no Estado e prestar, tanto à população local como aos visitantes, serviços na forma de informação ambiental e atividades educativas e culturais voltadas para a baleia jubarte e seu ambiente, bem como dar suporte à expansão da pesquisa científica marinha e apoiar a capacitação de atores sociais do Estado para o turismo de observação de baleias.

Baleias jubarte

Com a parceria, será possível desenvolver o turismo de observação de baleias. "Esta é uma tendência da atualidade que queremos valorizar, incentivando o turismo náutico e de lazer em nossa cidade", destacou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Leonardo Krohling.

As baleias jubartes podem ser visualizadas no litoral capixaba entre os meses de julho e dezembro. Elas ficam de 10 a 20 milhas náuticas (entre 20 e 40 quilômetros) de distância da costa. O passeio, que é aberto a moradores, pesquisadores, biólogos e estudantes, dura, em média, cinco horas (entre ida e volta), mas poderá ter até três horas para contemplação das espécies.

Ainda segundo o secretário Leonardo Krohling, há uma grande lacuna neste segmento ainda aberta. "Integram-se, nesta parceria ainda, o turismo ecológico, a preservação e a integração das pessoas com uma espécie ameaçada", enfatizou.

Turismo de natureza

O turismo de natureza é um dos segmentos que mais crescem no mundo - com índices de 10% a 15% - e inclui a observação de aves, insetos, flores, baleias, entre outros. De acordo com o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), esse segmento tem atividades em mais de 120 países, como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Inglaterra, Argentina, África do Sul e Brasil.

Dados do Ministério do Turismo apontam que pelo menos 10% dos turistas em todo o mundo são adeptos do turismo ecológico e boa parte dos estrangeiros costuma visitar o Brasil com essa finalidade, conforme levantamento da Organização Mundial do Turismo (OMT).

Ainda segundo pesquisadores do segmento, a observação de baleias movimenta cerca de 13 milhões de pessoas ao ano e gera uma receita de US$ 2 bilhões na economia mundial - e empregos para mais de 13 mil pessoas.