Notícias

Prefeitura de prontidão para evitar transtornos no período de chuvas

Publicada em 06/05/2015, às 12h31 | Atualizada em 08/05/2015, às 16h32

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Pluviômetro Defesa Civil
Defesa Civil orienta moradores para evitar transtornos provocados pelas chuvas

O mês de maio começou com chuvas fracas e moderadas na Grande Vitória. As equipes da Prefeitura de Vitória estão de prontidão para evitar transtornos e minimizar os problemas causados pela precipitação.

Para este sábado (9), a Defesa Civil informa que há 30% de possibilidade de chuva de intensidade fraca ao longo do dia, que será de muitas nuvens e curtos períodos de sol. Para domingo (10), a previsão é de céu parcialmente nublado e sol entre nuvens, com 5% de chances de chuva. 

Orientações

A Defesa Civil Municipal dá orientações para evitar desastres naturais e deslizamentos de barreiras no período chuvoso. O órgão faz um alerta aos moradores:

  • Não jogue lixo nas encostas ou barreiras, pois isso aumenta o risco de deslizamentos;
  • Não lance água nas encostas;
  • Não destrua a vegetação das encostas;
  • Evite o contato com água de enchentes, porque a mesma pode emite doenças.

"Diariamente, a Defesa Civil realiza um monitoramento nas áreas de risco da capital. Sendo constatado algum risco geológico ou estrutural, o munícipe deve entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil para uma avaliação técnica do local", disse o coordenador da Defesa Civil, Jonathan Jantorno.

A Defesa Civil atende nos telefones (27) 3382-6168, 3382-6167 e 98818-4432.

Lixo

A população pode contribuir para evitar deslizamentos. Para isso, é preciso evitar o acúmulo de lixo nas encostas. Todos os meses são retiradas 50 toneladas de lixo que chegam aos bueiros da rede de drenagem da cidade. As secretarias municipais de Obras (Semob) e Serviços (Semse) trabalham em conjunto para manter limpa a rede de drenagem da cidade.

Áreas de risco

Elizabeth Nader
Trânsito livre na Curva do Saldanha após fim da obra
Encosta no Forte São João - na curva do Saldanha - recebeu obras de contenção

A Secretaria Municipal de Obras (Semob) ainda realiza o Mapeamento das Áreas de Risco das Encostas do município. É o projeto Mapenco, que identifica os pontos da cidade onde há a possibilidade de ocorrência de acidentes.

Obras

Desde janeiro de 2013, foram investidos R$ 23 milhões em 40 obras de contenção de encostas, beneficiando diversos bairros da cidade, como Forte São João (curva do Saldanha).

O reservatório de contenção de águas das chuvas no Horto de Maruípe também ajuda a minimizar os alagamentos. A estrutura tem capacidade para acumular até 20 milhões de litros de água das chuvas. Quando a chuva diminui, a água acumulada é bombeada para as galerias. A obra integra a primeira etapa da macrodrenagem da Grande Maruípe, na qual foi construída a maior estação de bombeamento de águas pluviais da América Latina, a Dr. Antônio Ferreira da Silva Pinto, no bairro Santa Luíza, com capacidade para bombear até 33,8 metros cúbicos de águas das chuvas por segundo.

Tapa-buracos

Além da operação rotineira de tapa-buracos, os gerentes das nove regionais estão monitorando o estado do pavimento de cada via asfaltada. Em abril, a Prefeitura de Vitória utilizou 180 toneladas de asfalto para esse serviço. A população pode ajudar a Prefeitura a localizar as ruas com necessidade de recuperação asfáltica pelo Fala Vitória 156.


Voltar ao topo da página