Notícias

Moradores vão ajudar Prefeitura a montar o Plano Municipal de Segurança

Publicada em 21/10/2014, às 14h40 | Atualizada em 21/10/2014, às 14h48

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Vinícius Yungtay


Yuri Barichivich
Guarda Municipal a serviço da população no Centro de Vitória
Plano Municipal de Segurança irá otimizar a atuação da Guarda Civil Municipal

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), deu início à criação do Plano Municipal de Segurança Urbana. O documento estabelecerá as diretrizes municipais de enfrentamento à violência, de acordo com os diagnósticos de cada região da capital, e irá otimizar o trabalho da Guarda Civil Municipal de forma integrada com a Polícia Militar.

Para fazer os levantamentos e estabelecer as prioridades de cada região, a Semsu contará com a participação dos próprios moradores, que serão ouvidos em reuniões locais, além das contribuições dos representantes do Conselho Municipal de Segurança Urbana, que é um colegiado formado por pessoas de todas as regiões da cidade que discute as necessidades do setor e os caminhos que podem ser adotados pela administração municipal.

Segundo o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira Mota, a participação da sociedade é fundamental para entender as necessidades de cada região. "Essa ferramenta faz com que haja o envolvimento da população tanto no diagnóstico situacional quanto na definição das diretrizes adotadas e monitoramento das ações, que podem se mostrar acertadas ou serem alteradas, caso necessário", explicou.

Pnud

A elaboração do Plano de Segurança está sendo realizada dentro dos padrões do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para o Brasil, que tem como objetivo criar uma ferramenta de gestão local para as diretrizes, ações e metas que possam reduzir e prevenir a violência urbana, garantindo a vida, a liberdade e a integridade dos moradores.

Em Vitória, uma equipe do Pnud estudou em 2011 a Grande São Pedro, criando em seguida um diagnóstico que colaborou com a implantação de diversos programas de prevenção à violência na região.

A ampliação do trabalho realizado por meio da metodologia utilizada pelos técnicos do Pnud possibilitará ao município enfrentar as diversas causas da violência urbana, integrando ações de prevenção com as práticas de patrulhamento interativo e comunitário.

Etapas

André Sobral
Agentes da Guarda usam quadriciclos para aumentar a segurança nas praias
Mapeamento irá apontar as características de cada região da capital para os trabalhos dos agentes

O Plano Municipal de Segurança será elaborado em três etapas. Na primeira, serão feitos o estudo das regiões da cidade e a compilação de dados sobre a segurança de cada uma delas. Com base nas informações, será formado o Diagnóstico de Segurança Pública (Disp) de Vitória, que utilizará a metodologia definida pelo Pnud.

A segunda etapa consiste no documento final do plano, que conterá as ações, metas e diretrizes a serem adotadas, respeitando-se as características de cada região. A última etapa será colocar em prática as definições do plano e criar o grupo de acompanhamento, responsável por atualizar e aperfeiçoar os métodos de enfrentamento à violência urbana no município.

O plano está na fase de diagnóstico, no qual técnicos da Semsu estudam os indicadores para chegar aos tipos de delitos mais praticados em cada região.


Voltar ao topo da página