Notícias

Prefeito e equipe fazem visita técnica nas obras do novo Cmei Theodoro Faé

Publicada em 07/05/2019, às 17h26 | Atualizada em 07/05/2019, às 17h26

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Visita às obras do Cmei Theodoro Faé
Prefeito Luciano Rezende e equipe visitaram as obras do Cmei Theodoro Faé

O novo prédio onde funcionará o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Theodoro Faé, em Itararé, está quase pronto. Na manhã desta terça-feira (7), uma visita técnica foi realizada na obra, com a presença do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, do vice-prefeito e secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, e da secretária de Educação, Adriana Sperandio.

Mais de 80% da obra foi executada, e a previsão é de que o segundo semestre letivo de 2019 seja iniciado já na nova escola, que terá todas as salas de aula climatizadas. A capacidade de atendimento será de aproximadamente 550 crianças, também com a oferta de ensino em tempo integral. Vale lembrar que Vitória é a capital que tem a maior oferta de vagas em creche de todo o Brasil.

"Os educadores da Prefeitura de Vitória são reconhecidamente os melhores do País, por isso precisam e merecem estruturas como esta, de qualidade. Estamos climatizando gradativamente todas as escolas e as novas já são totalmente climatizadas como essa aqui. Isso foi determinado quando chegamos à Prefeitura", destacou o prefeito Luciano Rezende.

"Essa é uma escola que tem alvará do Corpo de Bombeiros, que vai ser entregue com o habite-se, vai ser entregue após vistoria dos Bombeiros, ou seja, é uma escola que atende a todas as exigências, tanto de proteção como de qualidade acústica e térmica para os alunos, disse o vice-prefeito e secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá.

Localização privilegiada

O novo Cmei fica localizado ao lado do Parque Municipal Horto de Maruípe, um dos mais bonitos e tradicionais da cidade. A unidade de ensino terá acesso direto ao espaço, permitindo aos profissionais promover ações e dinâmicas pedagógicas extraclasse diferentes, num belo cenário preservado da Mata Atlântica capixaba, cercado por espécies de plantas e bromélias típicas da região serrana do Espírito Santo.

Diego Alves
Visita às obras do Cmei Theodoro Faé
"O novo Cmei Theodoro Faé será uma escola moderna e dinâmica", disse a secretária Adriana Sperandio

"É um espaço de educação e aprendizagem maravilhoso, voltado para atender plenamente nossos pequenos estudantes, nossos profissionais e toda a comunidade escolar. O novo Cmei Theodoro Faé será uma escola moderna e dinâmica, que foi pensada e projetada em conjunto para ser mais uma referência em nossa rede de ensino", afirmou a secretária Adriana Sperandio.

Diretoras acompanham visita

A visita também contou com a participação da diretora da unidade, Clezya Seixas, e da diretora do Cmei Santa Rita de Cássia, Fernanda Moraes. Quando passar a funcionar, o novo prédio irá abrigar esses dois Cmeis em um espaço amplo, moderno e totalmente adaptado às necessidades das crianças e dos profissionais da rede municipal de ensino.

“Nossas expectativas são as melhores. Vamos conseguir ampliar nosso atendimento de maneira qualitativa, ofertando um serviço de excelência para uma comunidade que é muito merecedora. Na nossa escola temos uma equipe de profissionais reconhecida e premiada, e continuar esse trabalho em um espaço novo e moderno é estimulante", afirma Fernanda, diretora do Cmei Rita de Cássia.

Para a diretora Cleyza, a nova estrutura também vai ampliar as ações e os projetos pedagógicos executados junto aos estudantes. “É um equipamento muito bom e que nos permitirá incrementar ainda mais o trabalho desenvolvido com as crianças, aumentando nossas possibilidades de maneira fundamental”.

Estrutura

O novo Cmei Theodoro Faé ocupa uma área de 2.733,47 m² e teve seu projeto amplamente discutido com o Conselho de Escola, recebendo várias sugestões da comunidade escolar. A obra, cuja segunda etapa é subsidiada pelo Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), tem um investimento total de mais de R$ 6,7 milhões.

Além de ser totalmente climatizada, a unidade conta com estrutura administrativa (secretaria, arquivo e material didático), amplas salas de aula, de informática e de recursos multifuncionais, sala de artes e de dança, brinquedoteca, auditório, pátio coberto e pátio descoberto com caixa de areia, casa de bonecas, bancos, jardins, solário e estacionamento.

Acessibilidade

O projeto também contempla rampas nos acessos a todos os espaços, banheiros adaptados, bebedouros acessíveis, localização de piso tátil nos desníveis, dentre outros recursos indispensáveis para a acessibilidade.


Voltar ao topo da página