Notícias

Práticas inovadoras do SUS/Vitória são reconhecidas em Congresso de Saúde

Publicada em 05/07/2019, às 11h38

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Giovana Rebuli Santos


Divulgação Semus
Congresso de Saúde
Jaciara de Lima Romualdo (no centro) apresentou trabalho no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

Dois projetos desenvolvidos por servidoras da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) foram apresentados no 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que aconteceu entre os dias 2 e 5 de julho, em Brasília (DF), contando com mais de 5 mil participantes.

Os trabalhos foram escolhidos para serem compartilhados no evento considerando que eles qualificam e fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS) em Vitória.

"Fortalecendo a Rede de Proteção às Pessoas em Situação de Violência: a potência da parceria Vigilância em Saúde e Educação Permanente em Saúde em Vitória" foi o trabalho desenvolvido pela equipe da Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde de Vitória (Etsus-Vitória), sendo apresentando pela pedagoga Jaciara de Lima Romualdo.

Outro projeto apresentado foi "O Uso do Tratamento Restaurador Atraumático (ART) em escolas no município de Vitória/ES", da dentista da área técnica em Saúde Bucal da Semus Simone Tinelli de Lima. Esse trabalho demonstra que é possível ofertar acesso ao tratamento odontológico básico e preventivo no ambiente escolar.

Seleção

Os trabalhos foram selecionados com outros quatro do Espírito Santo para serem mostrados no 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

"A seleção dessas duas experiências demonstra o quanto Vitória tem se esforçado para responder o desafio de construir novas alternativas de atendimento para os usuários do sistema. Qualificar a atenção ao usuário tem sido nosso objetivo permanente e a seleção dos trabalhos significa um reconhecimento externo e também confirma que estamos no caminho certo", aponta a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.


Voltar ao topo da página