Notícias

Praça do Papa se transforma em grande palco teatral neste sábado

Publicada em 05/10/2017, às 17h17

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Marcelo Rodolfo
Peça Teatral Suassuna
"Suassuna – O Auto do Reino do Sol" é uma grande homenagem ao poeta e dramaturgo Ariano Suassuna

Moradores e turistas vão poder conferir dois grandes espetáculos teatrais neste sábado (7), a partir das 18 horas, na praça do Papa, na Enseada do Suá: "Suassuna – O Auto do Reino do Sol", estrelado pela companhia carioca Barca dos Corações Partidos, e "Quixotinadas", do grupo capixaba Vira Lata.

"Suassuna"

"Suassuna – O Auto do Reino do Sol" é uma grande homenagem ao poeta e dramaturgo Ariano Suassuna, que completaria 90 anos em junho de 2017, autor de clássicos da dramaturgia brasileira, como "O Auto da Compadecida". Nascido na Paraíba, ele foi um dos maiores representantes da cultura nacional e, em seus trabalhos, sempre aproximou a cultura popular do universo erudito.

A história gira em torno de uma trupe de circo-teatro e de tudo o que decorre das apresentações desse grupo. O picadeiro de um circo é o cenário perfeito para aparecerem personagens de Suassuna, como João Grilo e Chicó, além de outras figuras da literatura clássica, que servem como pano de fundo para as histórias dos integrantes da companhia.

O processo de criação contou com oficinas circenses e excursões do grupo pelo Nordeste do Brasil, sendo guiado por Dantas Suassuna, filho do dramaturgo. O trabalho tem canções inéditas de Chico César, Beto Lemos e Alfredo Del Penho, texto de Bráulio Tavares e direção de Luís Carlos Vasconcelos.

Quixotinadas

C.A.C. Casas de Artes Campaneli
Peça Teatral
Peça "Quixotinadas" coloca os clássicos personagens D. Quixote e seu fiel escudeiro, Sancho Pança, no sertão nordestino

O espetáculo "Quixotinadas", estrelado pelo grupo de teatro capixaba Vira Lata, tem a direção de Cleverson Guerrera. A peça é uma adaptação do texto do autor pernambucano Silvio Roberto de Oliveira, tendo como base a figura de D. Quixote, de Cervantes.

A peça coloca os clássicos personagens D. Quixote e seu fiel escudeiro, Sancho Pança, no sertão nordestino, em confusões e trapalhadas decorrentes dessa troca de cenários. Entre os personagens que a dupla encontra pelo caminho estão Quelé – uma figura nordestina que tenta mostrar a realidade do sertão para Dom Quixote, além de outros personagens, que apresentam a realidade onde vivem. Tudo isso ao som de músicas ao vivo.

Os espetáculos, promovidos pela WB Produções, são uma realização do Ministério da Cultura e do Banestes, por meio da Lei Rouanet e de uma parceria com a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Serviço
“Quixotinadas” e “Suassuna – O Auto do Reino do Sol”
Quando: sábado (7), a partir das 18 horas
Onde: Praça do Papa, Enseada do Suá
Entrada gratuita

Voltar ao topo da página