Notícias

Praça de Andorinhas recebe adolescentes do Projovem para batalha de rimas

Publicada em 11/03/2017, às 18h10

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semas
Manifesto cultural de Santa Martha

Nesta sexta-feira (10), aconteceu, na praça principal de Andorinhas, mais um encontro do projeto "Manifesto Cultural", formado por adolescentes assistidos pelo Projovem do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Martha. Além de muita alegria, quem passar pelo local poderá conferir expressões artísticas como batalhas de rimas e duelos de MC's.

Quem não puder conferir hoje, a apresentação acontece todas sextas-feiras. Segundo o educador social do Projovem, Thiago Ferreira Gomes, o grupo foi formado há pouco mais de dois meses, a partir da demanda dos próprios jovens que frequentam o espaço. "A ideia de criar o grupo foi deles, que já tinham habilidade com o rap. Os encontros acontecem semanalmente e têm ganhado cada vez mais adesão da comunidade, que param para prestigir e interagir com os jovens", disse.

O educador social ressaltou ainda que a ideia é ampliar o grupo. "Atualmente, temos cerca de 10 jovens com idades entre 13 e 15 anos que participam do projeto, fazendo roda de improviso livre, rimando assuntos aleatórios e rimas com temáticas sugeridas pela própria comunidade. Esse ainda é um projeto piloto, mas queremos trabalhar com outras culturas de rua, como dança break", destacou.

Projovem

O ProJovem tem como objetivo complementar a proteção social às famílias, criando meios de garantir a convivência familiar e comunitária e condições de inserções e permanência deles no sistema educacional.

Além disso, as atividades desenvolvidas visam contribuir para a prevenção do uso de drogas, da violência entre os jovens, da incidência de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez não planejada.

Os jovens são organizados em grupos de 25 integrantes, denominados de coletivos, sob a responsabilidade de um orientador social.

Para participar do ProJovem, é preciso ser cadastrado no Bolsa Família. As inscrições podem ser feitas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Informações no telefone 3382-6158.

Serviço

Manifesto Cultural
Quando: sextas-feiras, a partir das 18h30
Onde: praça principal do bairro Andorinhas


Voltar ao topo da página