Notícias

Pontes são inspecionadas e recebem indicações de manutenções preventivas

Publicada em 10/12/2018, às 18h55 | Atualizada em 14/03/2019, às 16h22

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Melissa Künsch


Marcus Monteiro
Visita técnica na Ponte de Camburi
Secretário de Obras e Habitação faz visita técnica na Ponte Ceciliano Abel de Almeida, em Camburi
Marcus Monteiro
Visita técnica na Ponte de Camburi
A ciclovia da ponte Ceciliano Abel de Almeida receberá obras de manutenção

A Secretaria de Obras e Habitação (Semohab) vistoriou cinco pontes localizadas na área norte da cidade. O objetivo das vistorias foi identificar a necessidade de eventuais ações preventivas em suas estruturas para evitar problemas futuros.

Foram vistoriadas as pontes Ayrton Senna, Desembargador Paes Barreto (Ilha do Frade), Governador Carlos Lindenberg (Passagem) e sua passarela (Maurício de Oliveira), Ceciliano Abel de Almeida e Petrônio Portela. Estas duas últimas interligam os bairros Praia do Canto e Jardim da Penha e são identificadas pela população por uma só denominação: ponte de Camburi.

As vistorias foram realizadas pelos engenheiros civis da Semohab Fernando Nunes e Péricles Ferreira, ambos especialistas em Engenharia Estrutural. Um relatório técnico foi elaborado apontando as ações necessárias.

Resultados das inspeções

Ponte Ayrton Senna

Construída em 1996, liga os bairros Jardim da Penha e Praia do Canto. Nela foi identificada a necessidade de pequenos reparos na altura das juntas de dilatação do pavimento - por onde circulam os veículos - e na passarela de pedestres e guarda-corpo.

Ponte da Ilha do Frade (Desembargador Paes Barreto)

Construída em 1971 e reformada pela última vez em 2017, não apresenta problemas em sua estrutura. Necessitando de pequenos reparos no pavimento e na passarela nas áreas já apoiadas pelo aterro e no guarda-corpo.

Ponte da Passagem (Governador Carlos Lindenberg)

Concluída em 2009, foram recomendadas inspeções preventivas.

Passarela Maurício de Oliveira (Ponte da Passagem)

Concluída em 2010, foram recomendadas inspeções preventivas.

Ponte Cecicliano Abel de Almeida

A ponte Cecliano Abel de Almeida foi construída em 1969 e recebeu obras de reforço estrutural e ampliação do tabuleiro em 2007. Em 2015, uma passarela em estrutura metálica foi fixada ao tabuleiro da ponte e utilizada como ciclovia.

Os engenheiros constataram que a infraestrutura da ponte está saudável, não apresentando necessidade de manutenção em seus tubulões (colunas de sustentação da ponte fixadas no fundo do canal) e blocos de concreto onde o tabuleiro é apoiado.

Na parte inferior do tabuleiro da ponte (estrutura de concreto por onde circulam os veículos), há necessidade de manutenção da estrutura com o jateamento de concreto nas áreas onde ferragens estão expostas.

Na estrutura metálica utilizada como ciclovia, foi apontada a necessidade de substituição de peças metálicas e troca de algumas placas de concreto que formam o piso. 

Ponte Petrônio Portela

Construída ao lado da ponte Ceciliano Abel de Almeida forma com ela um conjunto – também conhecido como ponte de Camburi -, que permite o acesso ao continente ligando os bairros Praia do Canto e Jardim da Penha.

Na ponte Petrônio Portela, o tráfego é no sentido Jardim da Penha-Praia do Canto. Ela foi reforçada e ampliada em 2006 e sua estrutura de apoio, o tabuleiro e a passarela estão em boas condições.

O relatório aponta a necessidade de pequenas intervenções para conter pontos de corrosão e inspeções periódicas para continuar avaliando os efeitos do clima sobre a estrutura.

Recuperação estrutural

Para estas duas pontes (Cecicliano Abel de Almeida e Petrônio Portela), que formam o conjunto conhecido como ponte de Camburi, a Semohab licitou as obras de recuperação estrutural das pontes e da passarela. As obras foram licitadas por R$ 641.817,79, com prazo de conclusão de 180 dias.

As intervenções iniciam na primeira semana de abril de 2019, nas partes inferiores dos tabuleiros, e seguem até março, sem a necessidade de interdições na circulação de veículos, pedestres ou ciclistas.

A partir de junho de 2019, será iniciada a recuperação da ciclovia. Nesta fase, os 200 ciclistas que passam por hora nos horários de mais tráfego (início da manhã e final da tarde) serão orientados a circular pela passarela interna da ponte, próxima às calçadas dos prédios.

Placas de sinalização serão instaladas em Jardim da Penha e na Praia do Canto informando a necessidade de uso do caminho alternativo. Uma equipe do projeto Papo da Cidade abordará os ciclistas para informar os ciclistas sobre os trabalhos.

Central de Serviços
Manutenção é executada em ponte da Ilha do Frade
Ponte da Ilha do Frade passou por manutenção preventiva recente
André Sobral
Ponte da Passagem
Ponte da Passagem, concluída em 2009, está em bom estado de conservação

Voltar ao topo da página