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Polo gastronômico: empresários e gestores de Vitória trocam experiências no Rio

Publicada em 30/10/2014, às 11h31

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semttre
Missão empresarial no Rio
Técnicos da Prefeitura e empresários de Vitória participaram de reuniões sobre polos gastronômicos no Rio

Técnicos da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) participaram de uma missão empresarial no Rio de Janeiro, nos dias 20 e 21 de outubro, para conhecer o Programa Polos do Rio.

Eles estiveram acompanhados de empresários de estabelecimentos de Vitória e trocaram experiências com representantes do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (Sindrio), da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e do Sebrae-RJ.

Na oportunidade, o grupo, formado por 26 pessoas, recebeu orientações para implantar os polos gastronômicos em Vitória, que serão assessorados pela Gerência de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor.

Participaram da missão comerciantes de Bairro República, Jardim da Penha, Praia do Canto, Ilha das Caieiras, Centro Histórico, Curva da Jurema e praia de Camburi. A ação é uma parceria entre Prefeitura, Sindbares e Sebrae-ES.

Aprendizado

Proprietária de um restaurante localizado no Centro Histórico de Vitória, Rosiléia Maria Gasparazzo Neves, que há 27 anos possui o estabelecimento, disse ter ficado surpresa com o aprendizado, a troca de informações e o compartilhamento de experiências.

Segundo a comerciante, foi possível observar que as dificuldades para administrar os restaurantes são semelhantes em qualquer parte. Ela explicou que são comuns a falta de liderança, a pouca oferta de cursos e a quantidade excessiva de impostos.

"Durante a viagem, foi possível conhecer restaurantes e entidades. Aprender numa das principais cidades turísticas do Brasil e trazer boas ideias. As iniciativas foram compartilhadas com destaque para as inovações", comemorou Rosiléia.

Interação

Divulgação Semttre
Missão empresarial no Rio
Grupo teve a oportunidade de conhecer polos de Copacabana

O empresário Gustavo Gonçalves da Silva, proprietário de um bar no Triângulo das Bermudas, disse que conheceu os polos da Lapa e da Tijuca. Ele destacou a participação em palestra e a interação com técnicos e gestores públicos do Rio de Janeiro, além de visitas a bares e restaurantes cariocas.

O empreendedor contou que temas comuns e oportunos, como segurança, promoções, formas de pagamento, treinamento, tributação, infraestrutura, entre outros, foram tratados em grupo.

"Ficou claro que em grandes centros esses temas não podem ser tratados de forma isolada e sem a participação das governanças de poder. Os municípios e as entidades precisam atuar em parceria e um facilitando a ação de outro, principalmente, dos consumidores", avaliou.

Polos

O polo gastronômico é um projeto que reúne empresas da área de alimentação para promover o desenvolvimento do setor em busca de competitividade e excelência de produtos e serviços. Receberão o projeto os seguintes bairros: Ilha das Caieiras, Jardim da Penha, Praia do Canto, Centro Histórico, Mata da Praia, Jardim da Penha, Jardim Camburi e Curva da Jurema.

Experiência

Os principais objetivos são promover ações conjuntas entre os empresários do setor de gastronomia com as demais empresas e entidades representativas da cadeia para profissionalizar a gestão. E, ainda, qualificar e diversificar os serviços.

Segundo o secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Leonardo Krohling, o número de inscritos na missão (26 pessoas) foi significativo e a troca de experiências com comerciantes cariocas, oportuna e relevante.

"Os comerciantes capixabas interagiram com estabelecimentos consolidados e que têm grande frequência durante todo o ano", destacou Krohling.

Excelência

A Gerência de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor realizou, em parceria com o Sebrae/ES e o Sindbares, duas capacitações para os empresários que participaram da missão: "Como Elaborar Campanhas Promocionais" e "Como Elaborar Estratégias de Comercialização".


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