Notícias

PMV se reúne com parceiros para ampliar oportunidades para jovens trabalhadores

Publicada em 13/05/2019, às 18h45

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Reunião Adolescente Aprendiz
Entidades parceiras e Prefeitura discutiram ações para direcionar políticas públicas para adolescentes que buscam o primeiro emprego

A Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) reuniu, na tarde desta segunda-feira (13), instituições parceiras do Programa Adolescente Aprendiz no auditório da Casa do Cidadão, em Itararé.

Participaram da reunião representantes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Centro de Orientação e Encaminhamento Profissional (COEP), Senac, Instituto Formar, Rede Cidadã, Centro Salesiano do Aprendiz (Cesam) e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Humano (IBDH-ES).

Os participantes receberam informações sobre o Observa Vix, o Portal de Indicadores de Vitória, com o objetivo de ampliar o número de dados voltados para o mercado de trabalho para os jovens.

O objetivo do encontro foi fortalecer o relacionamento da Semcid com as instituições e apresentar ferramentas importantes para criação de indicadores que vão direcionar políticas públicas para adolescentes que buscam o primeiro emprego.

A subsecretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Renata Freire, destacou a importância do trabalho na vida da juventude. "Nós não temos dúvida alguma que essa pauta é Direitos Humanos. Aprendizagem é direito fundamental. Essa reunião atingiu seu objetivo. Deliberamos em prol da cidade para avançarmos e crescermos um pouco mais. E vocês mostraram aqui que também estão nesse caminho", afirmou.

"Foi uma reunião bastante positiva porque reuniu poder público e iniciativa privada. Com isso, fortalecemos e pensamos juntos políticas mais efetivas para a juventude de Vitória", disse a coordenadora de Apoio ao Jovem Trabalhador, Greuza Nunes Pereira.

Resultados

Divulgação Semcid
Reunião Adolescente Aprendiz
Encontro reuniu representantes de instituições parceiras do Programa Adolescente Aprendiz no auditório da Casa do Cidadão

Segundo a gerente socioeducativa e pastoral do Centro Salesiano do Aprendiz (Cesam), Luciana Castilho, a parceria da Prefeitura com a instituição é muito importante, já que, com isso, é possível uma contribuição maior para os resultados do município.

"É um trabalho que a gente consegue ter um resultado positivo. A proposta da transparência do Observa Vix é mais um passo que o município está dando para garantir a efetividade das políticas públicas voltadas para esse público".

Pedagoga do CIEE, Lídia Freire reforçou a importância da parceria para o sucesso do programa Adolescente Aprendiz.

"Foi extremamente importante. Já saímos daqui com alguns encaminhamentos, que serão colocados em pauta na próxima reunião para que o mais rápido possível possamos desenvolver um trabalho em conjunto".

Saiba mais

Com o objetivo de realizar a inserção de adolescentes no mercado de trabalho formal, a Coordenação de Apoio ao Jovem Trabalhador (CAJT), subordinada à Gerência de Encaminhamento ao Mercado e vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), desenvolve basicamente quatro ações:

  1. Atendimento inicial a partir da realização de cadastro dos adolescentes com idade de 14 a 17 anos depois da apresentação de todos os documentos pessoais (RG, Carteira de Trabalho, CPF, Comprovante de Residência e Declaração escolar);
  2. Palestra de orientação ao mercado de trabalho: fornece orientação de como se comportar em uma entrevista de emprego, entendimento do trabalho em equipe, noções de Marketing pessoal, Ética Profissional e Esclarecimento sobre a Lei 10.097/2000 (Lei da Aprendizagem);
  3. Articulação com empresas e instituições parceiras, buscando parcerias com instituição privadas vinculadas ao Ministério do Trabalho e Emprego e Instituições de aprendizagem (CIEE e Gênesis);
  4. Seleção e encaminhamento para entrevista de emprego. Mediante a solicitação do empresário, é selecionado o perfil do adolescente que atenda à vaga ofertada e encaminhado para entrevista na empresa contratante.
Como e onde se cadastrar

As inscrições são realizadas na Casa do Cidadão, em Itararé, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas.


Voltar ao topo da página