Notícias

PMV inaugura prédio inteligente da Subsecretaria de Tecnologia da Informação

Publicada em 09/06/2017, às 14h02

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Tarcísio Costa


Diego Alves
Inauguração do prédio inteligente
Prefeito descerrou a placa de inauguração do prédio da Subsecretaria de Tecnologia de Informação (Sub-TI)
Diego Alves
Inauguração do prédio inteligente
Prefeito e equipe visitaram as instalações do edifício Dulcimar Nazaret Guimarães de Macedo

A nova sede da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), localizada em Bento Ferreira, que segue o modelo de prédio inteligente, foi inaugurada na noite desta quinta-feira (8).

O edifício, que recebeu o nome de Dulcimar Nazaret Guimarães de Macedo, tem sistema de reúso de água dos aparelhos de ar-condicionado, placas de energia solar, sensores de movimento que acendem as lâmpadas somente quando necessário, câmeras de segurança, banheiros acessíveis com alarme sonoro instalado por dentro - que pode ser acionado em caso de emergência do usuário -, paredes sem cabeamento, ar-condicionado com detecção de fumaça e gerador próprio de energia.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou que o prédio guarda toda a inteligência do banco de dados da administração municipal. A sede tem o primeiro datacenter municipal, que garante mais segurança a dados e informações da Prefeitura de Vitória. No local, ficam abrigados todos os sistemas da administração municipal, tais como RH, educação, saúde, geoprocessamento, tributário, financeiro e contábil, dentre outros.

"Esse prédio é o símbolo da cidade inteligente. Fizemos a vacinação contra febre amarela sem filas. Temos também o agendamento on-line de consultas médicas. Nos primeiros 10 dias de agendamento, idosos foram a maioria. Uma cidade inteligente permite economia de recursos, é mais eficiente, humana e feliz. Esse prédio é o símbolo do governo", disse o prefeito.

Conquistas

"A inauguração dessa obra é a realização de um sonho. Vitória tem recebido vários prêmios. Boa parte dessas conquistas se deve à equipe da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI).  Isso permite melhor serviço e melhor atendimento à população", afirmou o secretário municipal de Fazenda, Davi Diniz.

O subsecretário de Tecnologia da Informação, Márcio Passos, destacou que o local permitirá que os servidores da pasta monitorem com mais precisão ainda e mais agilidade todo o sistema de inteligência de dados e sistemas da PMV. "É uma alegria inaugurar esse prédio. Trabalhei aqui na Prefeitura de Vitória como estagiário de uma empresa terceirizada. O prédio atende a uma necessidade da equipe e permite uma melhor prestação de serviço público na capital".

Diego Alves
Inauguração do prédio inteligente
Márcio Passos destacou que o prédio permitirá que servidores monitorem com mais precisão todo o sistema de inteligência de dados e sistemas da PMV
André Sobral
Fachada do novo prédio da SUB TI (Subsecretaria de Tecnologia da Informação
Prédio da Sub-TI, que fica em Bento Ferreira, segue o modelo de prédio inteligente

Gerador

O prédio da Sub-TI ainda dispõe de gerador de energia próprio, permitindo a disponibilidade de todo o sistema de segurança e informações em caso de queda de energia. "Ainda mais adiante, serão instaladas placas de energia solar para manter o funcionamento do gerador e o prédio todo", adiantou Passos.

Recursos

A construção do prédio da Sub-Ti e do Datacenter municipal faz parte do Projeto PMAT 3 - Projeto de Modernização da Administração Tributária, financiado pelo BNDES.

Diego Alves
Visita ao novo prédio da SubTi
Diego Alves
Visita ao novo prédio da SubTi

Voltar ao topo da página