Notícias

PMV garante qualificação profissional como instrumento de inclusão social

Publicada em 07/06/2019, às 14h20 | Atualizada em 07/06/2019, às 14h41

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Entrega de certificados para alunos de cursos da Semcid
Cursos de qualificação profissional já ofereceram mais de 900 vagas para munícipes

Com o objetivo de oferecer mais condições de empregabilidade e inclusão social para os moradores da capital, a Prefeitura de Vitória, por meio das secretarias municipais de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e de Assistência Social (Semas), investe em um consistente programa de qualificação visando ao mercado de trabalho.

O programa, que é realizado em diálogo com as comunidades, oferece vários cursos na perspectiva de atender às demandas dos munícipes.

Diante dessa realidade, a administração municipal compreende que, a partir de dados estatísticos, há públicos que se destacam em maior vulnerabilidade, principalmente diante da crise econômica que o País atravessa, com 14 milhões de desempregados.

São jovens, mulheres vítimas de violência, pessoas com deficiência, idosos, negros, catadores de material reciclável, população em situação de rua e LGBT.

Prioridade

"Embora esteja disponível capacitação geral em vários organismos, grupos específicos têm dificuldade extra de acessar essas oportunidades. Dessa forma, o trabalho complementar da PMV passa a ser determinante na inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho", afirmou o secretário da Semcid, Bruno Toledo.

Para o secretário, a qualificação profissional é uma ferramenta indispensável para a promoção da cidadania e da inclusão social. "Com isso, garantimos direitos e ampliamos a autonomia dos sujeitos. O compromisso e o dever da gestão são sempre na direção da promoção da igualdade. Por isso, precisamos também construir políticas específicas de inclusão para os grupos populacionais que mais sofrem com violações de direitos".

Oportunidades

Entre 2018 e 2019, a Semcid ofereceu, em parceria com Senac e Senai, diversos cursos de qualificação e capacitação para o público em geral.

Ao todo, são mais de 900 vagas em vários cursos, como:

  • mecânica automotiva preventiva para mulheres
  • corte e costura
  • eletricista instalador predial
  • técnicas de vendas
  • qualidade no atendimento ao cliente
  • manicure e pedicure
  • cabeleireiro assistente
  • inglês básico
  • outros.
Flávio Almeida
Curso Design de Sobrancelhas
Curso de maquiador e design de sobrancelhas é uma das áreas

Cursos oferecidos por Semcid e Semas

Semcid

SENAI
Técnicas de vendas – 75 vagas
Qualidade no atendimento ao cliente – 75 vagas
Manicure e pedicure – 32 vagas
Cabeleireiro assistente – 32 vagas
Administração de contas a pagar, receber e tesouraria – 50 vagas
Libras – 15 vagas
Montador e reparador de computador – 60 vagas
Vendedor – 50 vagas
Estratégias de negociação – 50 vagas
Inglês instrumental – 40 vagas
Formatação de computadores, instalação de sistema operacional e aplicativos – 36 vagas
Qualidade em serviços turísticos – 50 vagas
Barbeiro – 16 vagas
Técnicas de recepção e secretariado – 50 vagas
Elaboração de drinks e coquetéis – 18 vagas
Manutenção de notebooks – 36 vagas
Habilidades humanas no trabalho e as exigências do mercado – 50 vagas
TOTAL – 735 vagas

SENAC
Mecânica automotiva preventiva para mulheres – 40 vagas
Corte e costura sob medida – 20 vagas
Eletricista instalador predial – 20 vagas
Programador de sistemas – 20 vagas
Programador web – 40 vagas
Desenvolvimento móvel com google android – 40 vagas
TOTAL: 180 vagas

Parceria com o Programa Qualificar ES Mulher – Governo do Estado:

Maquiador e Design de sobrancelhas, 25 vagas por curso, 120 horas cada, para mulheres moradoras do bairro Piedade, no período de maio a agosto de 2019, no espaço do Telecentro/Centro de Vivência.

Termos de Fomento

  • Projetos Economia do Bem e Ponto Solidário: contratação e qualificação de 52 jovens moradores dos bairros Jaburu, Bonfim, Da Penha, Itararé, São Benedito, Gurigica, Engenharia, Floresta, Consolação, Santa Martha, Andorinhas e Mangue Seco, para atuação em iniciativas empreendedoras de desenvolvimento local sustentável. A seleção foi realizada por meio de edital elaborado e acompanhado por representantes das comunidades.
  • Projeto Fazendo Arte: ações de qualificação e fomento a inovação e empreendedorismo feminino voltadas para 80 empreendedoras locais da região do Centro de Vitória (Fonte Grande, Piedade, Parque Moscoso, Centro, Bairro do Moscoso, Santa Clara, Vila Rubim, Ilha do Príncipe e Bairro do Quadro), de modo a promover o desenvolvimento de relações de consumo mais seguras, inclusivas e sustentáveis tanto para essas mulheres como para os consumidores.
  • Projeto Mãos que Trabalham: atendimento a 20 munícipes LGBTI, por meio de curso na área de cabeleireiro, garantindo, além da qualificação profissional, a entrega de kits para iniciação profissional e geração de trabalho e renda.

Ações previstas para o segundo semestre de 2019:

Programa Adolescente Aprendiz (jovens de 14 a 17 anos): captação de 100 novas vagas (1º emprego com qualificação profissional)

Projeto Catadores são Educadores: ações de qualificação e assessoria técnica em gestão e logística voltadas para as associações de catadores do município e inserção de 15 catadores informais como associados nas três associações hoje existentes (qualificação e garantia de cidadania e direitos trabalhistas)

Qualificação para o segmento do Carnaval: proposta de qualificação voltada para as comunidades envolvidas com o segmento do Carnaval visando a profissionalização e inserção no mercado de trabalho.

Semas
  • Oficinas de iniciação profissional (Gastronomia, Prestação de Serviços, Beleza e Estética e Artesanato/Corte e Costura): 710 vagas de janeiro de 2018 a maio de 2019
  • Oficinas voltadas ao desenvolvimento de habilidades e orientação para o mundo do trabalho: 1.653 atendidos
  • Total de famílias acompanhadas pelo Programa Família Cidadã (PFC) de jan de 2018 a mao de 2019 (benefícios no valor de R$ 400,00 destinados ao investimento em pequenos negócios): 183 famílias acompanhadas
  • Projeto Escola da Vida: proposta de ressocialização da pessoa em situação de rua visando estimular seu lado empreendedor, como forma de resgatar a autoestima e a autonomia. No total, 90 pessoas capacitadas em diversos cursos (comunicação visual e plotagem, estratégias no desenho, empreendedorismo e gestão, barbearia e confeitaria) e 36 pessoas inseridas no mercado de trabalho através de empresas parceiras, no período de abril de 2018 a abril de 2019.

Voltar ao topo da página