Notícias

PMV cria ônibus circular seletivo e comum entre Praça do Papa e Jardim Camburi

Publicada em 15/03/2018, às 18h30 | Atualizada em 15/03/2018, às 18h55

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Luiz Silva Sobral
Ônibus Seletivo Cidade de Vitória
Ônibus circular seletivo vai fazer o trajeto Praça do Papa-Jardim Camburi
Foto Divulgação
Painel de LED indicando mudança de faixa de pista na Linha Verde
Painel eletrônico emite mensagens com orientações para os motoristas sobre o funcionamento da Linha Verde

Os passageiros que utilizam o transporte coletivo municipal e precisam fazer o trajeto Enseada do Suá-Jardim Camburi vão ganhar ainda mais agilidade para chegar ao seu destino. Isso porque a Prefeitura de Vitória criou um ônibus circular seletivo e convencional entre a Praça do Papa e o bairro.

Os coletivos começam a circular a partir da próxima quarta-feira (21), nos dois sentidos, e sairão a cada 25 minutos. Os horários de partida e a quantidade de viagens ainda estão sendo fechados pela Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran). 

O percurso mais rápido será possível graças à implantação da Linha Verde na avenida Dante Michelini. Os ônibus farão paradas nos pontos para o embarque e desembarque de passageiros no percurso.

Semáforos

Para garantir a fluidez do trânsito na avenida Dante Michelini, o tempo dos semáforos na via será ajustado de acordo com a demanda. Em horários de pico, a prioridade é que funcionem dando vazão às pistas com maior demanda, com a ampliação de seis segundos. 

Painel eletrônico

Outra medida adotada para garantir o bom funcionamento da Linha Verde foi a instalação de um painel eletrônico de mensagem variável na altura da praça dos Namorados, na avenida Saturnino de Brito.

Ele vai atualizar as informações sempre que houver necessidade, informando, por exemplo, que a Linha Verde funciona até as 20 horas e, depois, os veículos podem ocupar a faixa exclusiva para o transporte coletivo. Outra mensagem é que os carros devem mudar de faixa 200 metros após a Ponte de Camburi. 

"Quando houver algum acidente, retenção ou algo que prejudique a circulação na via, os condutores serão prontamente avisados já antes de acessar a orla. Uma equipe vai monitorar a avenida a maior parte do tempo", destacou o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Tyago Hoffmann.

Diego Alves
Linha Verde
Linha Verde funciona de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas
Diego Alves
Linha Verde
Faixa é exclusiva para o tráfego de ônibus, táxis e vans

Guarda Municipal

Os agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal também estão reforçando a atuação nas avenidas Saturnino de Brito e Dante Michelini para orientar os motoristas sobre o funcionamento da Linha Verde. 

Avaliação

O secretário ainda destacou que a Linha Verde, que foi implantada na última segunda-feira (12), está passando por um período de avaliação e melhorias.

"Em cidades maiores, as faixas já são uma realidade. Elas servem, principalmente, a quem utiliza o transporte público. O que foi determinante para a implantação da Linha Verde foi a quantidade de pessoas que utiliza o transporte público. Passam pela avenida Dante Michelini por dia, em cada sentido, 50 mil veículos, transportando 65 mil pessoas. Já os ônibus que passam na via transportam 250 mil pessoas diariamente. O esforço é para que o usuário do transporte coletivo seja valorizado".

O projeto ganhou elogios de motoristas de ônibus e vans e também dos taxistas, veículos autorizados a utilizar a Linha Verde. Veja a matéria

Diego Alves
Devanildo Barbosa
Motoristas de ônibus aprovaram a implantação da faixa exclusiva
Diego Alves
Isabela Fernandes
Objetivo da Linha Verde é valorizar o transporte público e agilizar as viagens

Voltar ao topo da página