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PMV avalia ampliar número de quiosques da Curva da Jurema em licitação

Publicada em 18/08/2019, às 19h14

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Leonardo Silveira
Curva da Jurema
Curva da Jurema pode ganhar mais quiosques

A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) estuda ampliar de sete para onze a quantidade de quiosques da praia da Curva da Jurema no novo edital de licitação para concessão dos espaços, que terá como modelo a de administração única das unidades. O novo edital deverá ser lançado no dia 17 de setembro, próximo.

"A partir do momento que nós conseguimos a gestão das praias em Vitória - nós fomos a primeira cidade a pedir isso ao Governo Federal, ainda em 2017 - nós fizemos a revitalização de todos os quiosques da parte inicial da Praia de Camburi, acabando com aqueles aluguéis absurdos e dando viabilidade econômica. Já estamos numa segunda fase onde os quiosques passaram para um novo patamar e estão dignificando a praia", lembrou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

"Agora nós vamos para a segunda etapa na Praia de Camburi, que vai da avenida Adalberto Simão Nader até o viaduto Araceli e também os quiosques da Jurema. Os quiosques na nossa gestão serão entregues à cidade com uma nova concepção, dando às praias um equipamento de altíssima qualidade para as famílias em preços acessíveis, mas com grande qualidade de atendimento, que é o que a cidade precisava", completou Luciano.

O formato é o mesmo em atividade nos quiosques situados na praia de Camburi, onde uma empresa faz a gestão dos 14 equipamentos da orla.

Segundo o diretor presidente da CDTIV, Leonardo Krohling, a iniciativa vai atrair mais interessados e investidores.

“A administração dos quiosques por uma única empresa permite maiores investimentos. Isso porque o empreendedor tem uma visão ampla do projeto e consegue alocar mais recursos em cada unidade. Além disso, o novo modelo traz agilidade ao poder público para fiscalizar concessão, notificações e ajustes necessários à condução do contrato", apontou.

Segundo Krohling, além dos quiosques 01, 02, 03, 04, 05, 08 e 12, já lançados no último edital - em que as duas empresas interessadas deixaram de apresentar a documentação dentro do prazo exigido -, deverão ser incluídos no novo processo os quiosques 06, 10, 16 e 17. O novo edital deverá ser lançado no dia 17 de setembro, próximo.

“Foi solicitada à Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) uma nova avaliação do valor mínimo da oferta para uso dos quiosques 01, 02, 03, 04, 05, 08 e 12. Além disso, pedimos para incluir no levantamento os quiosques 06, 10, 16 e 17, que tiveram os contratos vencidos ou rescindidos por inadimplência com o município”, explica.

Exploração

O uso dos quiosques será para exploração imobiliária, comercial e publicitária, observando que as unidades destinam-se à atividade gastronômica (bar ou restaurante), conforme autoriza a lei nº 9.382, de 14 de fevereiro de 2019.

Sucesso

Para o presidente da CDTIV, Leonardo Krohling, a decisão pelo modelo de administração única dos onze quiosques na Curva da Jurema teve como referência a análise de modelos empregados em vários balneários e também em outras capitais, além do sucesso nas unidades da orla de Camburi.

Além disso, Krohling ressalta que, nesse modelo de concessão, o contrato com o município passa a ser tratado de forma centralizada, permitindo maior controle e entendimento entre as partes, reduzindo a inadimplência e diminuindo o tempo para um novo empreendedor assumir a unidade, garantindo, assim, quiosques sempre abertos e disponíveis para a população.

"Nesse novo modelo, os comerciantes ampliam sua visão, criam parcerias e ações sazonais, entregando qualidade durante todas as estações do ano, além de realizarem reformas nos quiosques que valorizam e complementam o espaço urbano da capital, fazendo com que moradores e turistas interajam cada vez mais com os estabelecimentos, com a praia e com a cidade", enfatizou.


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