Notícias

PMV apresenta projeto Vida no Trânsito para Conselho Estadual de Trânsito

Publicada em 21/05/2018, às 16h46

Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seges
Projeto Vida no Trânsito
Representantes da administração municipal apresentaram ações que visam à diminuição do índice de mortes no trânsito da capital

Representantes da Prefeitura de Vitória apresentaram o projeto Vida no Trânsito para o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) na manhã desta segunda-feira (21). Na oportunidade, foram expostos os compromissos, as experiências e a previsão de ações da gestão municipal visando à redução da violência envolvendo motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Uma das representantes da PMV foi a referência técnica do Núcleo de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde (Nuprevi) da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Jacira dos Anjos Pereira. Ela mostrou as políticas públicas que Vitória tem desenvolvido para diminuir o indicador de mortalidade no trânsito, bem como a principal dificuldade para implementação integral do Vida no Trânsito.

"Um dos grandes desafios é o acesso aos bancos de dados, e não é somente o acesso específico, mas também a qualidade das informações enquanto fontes fidedignas", apontou.

O técnico educacional da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) Ramires Maurício Brilhante explicou como o projeto interage em outras instâncias. "Nós apresentamos também a articulação entre os princípios da Carta das Cidades Educadoras e as políticas de mobilidade, evidenciando a importância do trabalho intersetorial entre o projeto Vida no Trânsito e o fato de Vitória ser sede da Rede Brasileira de Cidades Educadoras", disse.

"Foi uma oportunidade muito boa de apresentar todos os nossos esforços, no sentido de implementar o Vida no Trânsito, dando publicidade a importantes ações que podem servir de exemplo para outras cidades", complementou Brilhante.

Plano Nacional

O Cetran está iniciando a discussão do Plano Nacional de Redução de Mortes no Trânsito (PNATRANS), lei criada em janeiro deste ano. O plano deve ser elaborado em conjunto com diversos órgãos, visando ao estabelecimento de um regime de metas de redução do índice de mortos no trânsito.

Vida no Trânsito

A violência envolvendo motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres está entre as grandes preocupações das administrações de regiões metropolitanas. Para ajudar a contê-la, a Prefeitura de Vitória investe no projeto Vida no Trânsito, uma parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A iniciativa faz parte da programação da Década de Ações para Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo, até 2020, diminuir acidentes nos 10 países que concentram metade das mortes no trânsito registradas em todo o mundo. O Brasil é o quinto no ranking, atrás de China, Índia, Rússia e Estados Unidos.


Voltar ao topo da página