Notícias

Plenária da Unegro debate os 130 anos da Abolição no Mucane

Publicada em 11/05/2018, às 16h30

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
13 de maio
Plenária vai colocar em discussão os 130 anos da assinatura da Lei Áurea

O Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane) recebe neste sábado (12), às 9 horas, a plenária estadual da Unegro, que irá debater os 130 anos da Abolição da Escravatura.

A plenária abordará os seguintes temas: "Os 130 anos de Abolição inconclusa"; "Eleições 2018: Negras e Negros nos espaços de poder"; e "UNEGRO 30 anos: uma história de luta pela superação do racismo". A proposta é ressignificar o dia 13 de maio, quando, em 1888, foi assinada a Lei Áurea.

Participam do evento Welington Barros, presidente da entidade no Estado, o filósofo e escritor Edson Bonfim e a professora e mestra em Educação Heloísa Ivone Silva Carvalho.

"Poderíamos dizer que a luta contra o racismo está na razão da existência do movimento, pois ele é estruturante nas relações sociais. Avalio que, desde a Conferência de Durban, em 2001, quando o Brasil assumiu compromissos junto à ONU pela superação do racismo, avançamos muito, sobretudo do ponto de vista dos marcos legais, além da superação do mito da 'democracia racial'", afirmou Wellington Nascimento, presidente da Unegro no Estado.

Serviço
Plenária Estadual da UNEGRO
Quando: 12 de maio, sábado, às 9 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro "Verônica Pas" – Mucane – Avenida República, 121, Centro

Voltar ao topo da página