Notícias

Plantio de mudas encerra programação de aniversário da Fonte Grande neste sábado

Publicada em 16/08/2018, às 16h08 | Atualizada em 16/08/2018, às 16h13

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Deyvison Longui


André Sobral
Vista da Pedra dos Dois Olhos no Parque Municipal da Fonte Grande
Será realizada neste sábado uma caminhada ecológica e educativa com visita monitorada à trilha da Pedra dos Olhos.

Fechando a programação de aniversário de 32 anos do Parque Estadual da Fonte Grande, que teve início no último dia 7 de agosto, a gerência de Educação Ambiental (GEA) e a Coordenação Administrativa de Unidades de Conservação (Cauac), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), irão promover o plantio de 250 mudas de palmeira jussara no parque neste sábado (18), a partir das 9 horas.

Representantes da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Fraternidade Absoluta nº 31, localizada na Ilha de Santa Maria, convidada pela Semmam, participarão do evento ajudando a plantar as mudas que irão ajudar a compor um novo cenário do Parque da Fonte Grande.

Plantio

A palmeira jussara, que no passado já dominou toda a paisagem da Mata Atlântica, hoje só é encontrada com relativa abundância no interior de unidades de conservação, em áreas de difícil acesso. A espécie, ainda, está incluída na Lista Vermelha das espécies da flora do Brasil sob risco de extinção, elaborada pelo Centro Nacional de Conservação da Flora.

A preservação da palmeira jussara está diretamente ligada à manutenção da biodiversidade da Mata Atlântica. Sua semente e seu fruto servem de alimento para mais de 48 espécies de animais da fauna existente no parque.

“Estaremos reintroduzindo 250 mudas da palmeira jussara na Fonte Grande, contribuindo para melhoria da biodiversidade do local. Considerado um dos parques mais bonitos de Vitória, a ação contará também com a presença de um bom público da Loja Maçônica Fraternidade Absoluta nº 31, que abraçou a causa juntamente com a Semmam”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Inscrições para a caminhada

Após o plantio da espécie, será feita uma caminhada ecológica e educativa com visita monitorada à trilha da Pedra dos Olhos. A inscrição é gratuita e ainda dá tempo para os interessados efetivarem a participação pelo e-mail fontegrandecaminhada@gmail.com. Mais informações no telefone (27) 3382-6536.


Voltar ao topo da página