Notícias

Plantio de mudas e muitas atividades para comemorar Dia da Biodiversidade

Publicada em 21/05/2019, às 16h41

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Dia da Biodiversidade
Dia Internacional da Biodiversidade visa conscientizar os cidadãos sobre a preservação da fauna e da flora
Divulgação Semmam
Dia da Biodiversidade
Biodiversidade: perereca dentro de uma bromélia no Parque da Fonte Grande

Nesta quarta-feira (22), é comemorado o Dia Internacional da Biodiversidade. Plantio de mudas, dinâmicas e ações de Educação Ambiental farão parte da programação preparada pela Gerência de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

A gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, informa que a programação foi planejada para levar as pessoas a pensar sobre a questão da biodiversidade. "Haverá plantio de árvores nativas da Mata Atlântica, trilhas nos parques naturais e urbanos e atividades educativas com estudantes das redes municipal e estadual".

Apesar da pequena dimensão territorial, de aproximadamente 96 km2, o município abriga uma grande biodiversidade de ecossistemas como a restinga, o manguezal, a mata atlântica, os ambientes rupestres e os aquáticos – marinhos e estuarinos.

Preservação

O secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, ressalta que todos esses ambientes estão preservados em áreas protegidas por lei, correspondendo a cerca de 40% do território municipal, fator que demanda esforços de gestão e políticas efetivas na manutenção de ecossistemas que abrigam uma vasta biodiversidade de animais e plantas.

Plantio

Na manhã desta quarta-feira (22), alunos da Emef Heloisa Abreu Júdice de Mattos, em Inhanguetá, farão plantio de Mata Atlântica no Parque da Fonte Grande. Entre as espécies, Pau-Brasil, Paineira, Quaresmeira, Palmeira Jussara e Jacarandá.

"Os alunos serão convidados a conhecer de perto a floresta vizinha à sua comunidade e terão a oportunidade de interagir por meio da interpretação ambiental nas trilhas do parque. Ao final, o grupo irá refletir sobre a importância da biodiversidade da Mata Atlântica, com destaque para a proteção das encostas do maciço central de Vitória", disse Juliana.

A ação faz parte do projeto "Fonte Grande: Olhares sobre Vitória", desenvolvido pela escola em parceira com o Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque da Fonte Grande.

Dinâmica do ecossistema

À tarde, será realizada uma dinâmica do ecossistema para sensibilizar os estudantes a respeito da importância da biodiversidade e a necessidade da proteção da Mata Paludosa. A atividade será realizada pelo Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata Paludosa para alunos da Emef Elzira Vivácqua dos Santos.

As atividades objetivam apresentar e discutir o ecossistema da Mata Paludosa, os relacionamentos essenciais entre todos os elementos desse ambiente, sua diversidade, o desequilíbrio causado pela interferência negativa do ser humano e, principalmente, possibilitar reflexões e ações que promovam melhorias nesse ecossistema.

Durante o mês de maio, cerca de 50 alunos da Emef Maria Madalena de Oliveira Domingues também serão contemplados com a atividade, tendo contato com o ecossistema de restinga.

"Nós, educadores, mostramos aos estudantes que existe uma natureza viva, que, inclusive, garante a existência da espécie humana. Dessa forma, trazer essa perspectiva para o ambiente escolar é despertar uma consciência maior sobre o planeta em que vivemos e os seres que o habitam, afirmou Juliana.

Restinga

Na sexta-feira (24), das 8 horas às 11h30, o Centro de Educação Ambiental da Mata da Praia realizará ações referentes à biodiversidade do ecossistema restinga no Parque Alfonso Pastore.

Participarão estudantes do curso técnico de Meio Ambiente da EEEFM Almirante Barroso. O objetivo é refletir sobre importância de proteger e preservar animais e vegetação.

As ações contarão com a dinâmica do ecossistema, que demonstra, de maneira lúdica, as consequências das intervenções antrópicas nesse ecossistema e nos outros.

A palestra "O Ecossistema de Restinga e a Urbanização", uma exposição de fotos antigas da porção continental de Vitória que mostram como aconteceu a urbanização na orla de Camburi no período de 1950 a 2000 e a Trilha da Flora de Restinga Remanescente no bairro Mata da Praia fazem parte da programação.

Divulgação Semmam
Dia da Biodiversidade
Alunos da rede municipal participarão da dinâmica do ecossistema no Parque da Fonte Grande
Divulgação Semmam
Dia da Biodiversidade
Alunos vão participar de variadas atividades de Educação Ambiental

Voltar ao topo da página