Notícias

Plano Municipal de Segurança traz ações para combate à violência

Publicada em 07/07/2015, às 15h15

Por Janete Carvalho, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Guarda Municipal
Plano Municipal de Segurança Cidadã norteia ações de combate à violência na capital
André Sobral
Reunião do Plano Municipal de Segurança Urbana
Moradores puderam fazer sugestões e passar dados durante as reuniões nas regiões administrativas

Vitória é uma cidade cada vez mais segura, humana e organizada. Para ajudar na queda dos números de violência na capital e trazer diretrizes para o trabalho de combate à criminalidade, foi elaborado o Plano Municipal de Segurança Cidadã.

O cenário da segurança pública em Vitória está inserido no plano, concluído após 10 meses. Ele será apresentado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) nesta quinta-feira (9), às 9 horas, no auditório da Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus), que fica ao lado da Guarda Municipal, na rua Maria de Lourdes Garcia, 474, na Ilha de Santa Maria.

O lançamento do documento será durante a próxima reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Ele retrata o resultado do trabalho da Semsu, onde está inserida a Guarda Civil Municipal. O GGIM é um colegiado formado por diversos representantes ligados à segurança pública e discute, todo mês, as necessidades na área.

Mapa de ações

O Plano Municipal de Segurança Cidadã também faz um mapa das ações de várias secretarias municipais da Prefeitura e mostra o conjunto do que vem sendo feito pelo próprio município, como também as realizações dos órgãos do Estado, como a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Ministério Público e o Poder Judiciário. 

Um dos principais objetivos é a integração das forças públicas de segurança. O documento foi concluído em julho, após os esforços na captação dos dados por meio de reuniões realizadas nas nove regiões administrativas de Vitória no último ano.

Prevenção

O secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, destaca que a Prefeitura de Vitória aparece como a principal responsável pelas ações de caráter preventivo que garantem a segurança pública em Vitória. "Os moradores relataram ações que já vigoram e poderão continuar a fim de manter a segurança pública. Com o envolvimento do cidadão, pudemos constatar que foram mapeadas todas as ações que o município possui, divididas em seis eixos", disse ele.

Metodologia

A realização do Plano Municipal seguiu a metodologia apresentada pela Secretaria Nacional de Segurança Púlbica (Senasp), que, juntamente com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), estabelece um método de levantamento e análise de dados divididos em eixos.

Eles cobrem todo tipo de situação: a prevenção e controle de delitos; o fortalecimento da relação entre polícia, comunidade e Justiça; o contexto urbano seguro; a prevenção da violência contra a mulher e a infância; a redução dos fatores de risco e o fortalecimento da coesão social.

O documento final, de 71 páginas, foi elaborado por uma equipe de trabalho do Observatório de Segurança Pública da Semsu. No entanto, a captação de dados envolveu, além da Prefeitura de Vitória, estatísticas fornecidas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário.

Além disso, o plano foi submetido à avaliação do Conselho Municipal de Segurança Urbana (Comsu). Ele continuará sendo usado pela Semsu em todas as nove regiões administrativas.

Serviço

Lançamento do Plano Municipal de Segurança Cidadã

Quando: quinta-feira (9), às 9 horas

Local: auditório da Escola Técnica de Saúde (ETSUS), ao lado da Guarda Municipal, na rua Maria de Lourdes Garcia, 474, na Ilha de Santa Maria.

Matéria relacionada

Vitória apresenta maior redução no índice de violência em 15 anos

Yuri Barichivich
Guarda Municipal a serviço da população no Centro de Vitória
Yuri Barichivich
Guarda Municipal a serviço da população 24h por dia

Voltar ao topo da página