Notícias

Plano de Metas: secretarias se unem para planejar ações para os idosos

Publicada em 06/09/2018, às 06h00 | Atualizada em 06/09/2018, às 19h09

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Secretarias Reunidas para a meta Cidade Amiga do Idoso
Prefeitura traça ações para instituir o Programa Vitória Amiga do Idoso
Leonardo Silveira
Secretarias Reunidas para a meta Cidade Amiga do Idoso
Servidores estiveram reunidos para discutir estratégias para dar mais qualidade de vida aos idosos na capital

Nesta última quarta-feira (5), a Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) e a Secretaria de Assistência Social (Semas) reuniram representantes de várias pastas para discutir estratégias que vão dar ainda mais qualidade de vida aos idosos que moram e circulam na capital.

Essa é uma das metas inseridas no Plano de Metas 2018-2020, elaborado para planejar o futuro da cidade com resultados para a população.

A subsecretária da Seges, Joseane Zoghbi, ressaltou que a Prefeitura já faz várias ações para valorizar os idosos em praticamente todas as áreas, como os Centros de Convivência da Terceira Idade, as Academias Populares da Pessoa Idosa e as campanhas de saúde, por exemplo, mas disse que a intenção é fazer ainda mais.

"Queremos que os idosos possam ter cada vez mais qualidade de vida em Vitória, que eles se sintam parte da cidade. É nossa missão, como gestores públicos, planejar e executar ações eficientes e integradas para toda a população", reforçou.

A secretária de Assistência Social, Iohana Kroehling, fez questão de destacar a importância da participação do Conselho da Pessoa Idosa junto com a Prefeitura. "Como a nossa gestão é compartilhada, é fundamental ouvir representantes da sociedade civil, porque eles participam da formulação e do planejamento das ações necessárias", afirmou.

Reunião

Para executar a meta 12 do Plano de Metas, que é instituir o Programa Vitória Amiga do Idoso, secretários e representantes participaram de um encontro com a presidente do Conselho Municipal do Idoso de Vitória, Adil Farias Barbosa.

Ela apresentou as estratégias determinadas por lei para que um município seja considerado "Amigo da Pessoa Idosa". São várias etapas, que incluem a apresentação de um diagnóstico, o planejamento, cursos e execução das ações.

A presidente do conselho falou que as ações já realizadas pela Prefeitura fazem diferença na vida da pessoa idosa e fez questão de ressaltar que esse momento de união para pensar nesse público é muito importante: "Esse é um momento histórico, é um privilégio estar aqui podendo ver pessoas que estão inseridas na gestão pública, mas também querem ver garantidos os direitos das pessoas que não podem estar aqui, isso é a gestão compartilhada", enfatizou.


Voltar ao topo da página