Notícias

Plano de Metas: redução dos crimes contra o patrimônio

Publicada em 14/06/2018, às 09h00 | Atualizada em 14/06/2018, às 12h57

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Sala de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal
Investimentos e inovação da Guarda Municipal são essenciais para a prevenção aos crimes contra o patrimônio

Reduzir a taxa de crimes contra o patrimônio é um dos objetivos do Plano de Metas 2018-2020 da Prefeitura de Vitória, que reúne 58 ações estratégicas de planejamento para o futuro da cidade.

Para diminuir o número de 1.415 unidades para 1.274, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) tem investido no aparelhamento da Guarda Civil Municipal, que, além de garantir a segurança nas ruas da capital, trabalha no combate à violência urbana e na fiscalização do trânsito e também orienta e ensina, de forma lúdica, crianças e adultos.

O secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, apontou que inovação e investimento para a atuação da Guarda Municipal são essenciais para a redução da taxa de crimes contra o patrimônio.

"O município avança em tecnologia, informação, parceria e mobilização para servir a população com afinco e dedicação, proporcionando segurança e qualidade de vida aos cidadãos. Queremos avançar mais e, para isso, continuamos fazendo investimentos constantes para atingirmos as nossas metas", afirmou Calheira.

Cerco Inteligente de Segurança

Uma das ferramentas para reduzir os crimes contra o patrimônio é o Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória, um sistema eletrônico de monitoramento de veículos utilizado para o combate ao roubo de carros e a todos os tipos de crimes que envolvem a utilização de veículos.

Ao todo, desde que entrou em operação, no dia 20 de abril de 2018, 23 veículos - cinco motocicletas e 18 carros - foram recuperados e devolvidos aos seus proprietários. Com isso, o número de ocorrências de roubos e furtos de veículos na capital apresentou redução de 24,3% nos primeiros meses de 2018, somando 517 registros, contra 683 no mesmo período de 2017. Comparando somente o mês de maio, houve queda de 21%.

A Central de Videomonitoramento é outra ferramenta importante no combate aos crimes. 

Novos equipamentos

Diego Alves
Entrega dos botons e 07 viaturas a guarda civil
Grupamentos de trânsito e proteção comunitária receberam novas viaturas

Em novembro de 2017, os grupamentos de trânsito e de proteção comunitária da Guarda Civil Municipal receberam sete novos veículos. Em abril deste ano, foram entregues 16 motocicletas e 50 kits do Dispositivo de Condução Elétrica (DCE) para a corporação. Além disso, em maio, foram entregues mais cinco novas viaturas para o grupamento de trânsito.

Guarda Cidadã

Outra ferramenta para diminuir os índices de crimes é o projeto "Guarda Cidadã", que promove diálogos, peças, blitze, gincanas e dinâmicas de trânsito.

No total, são 10 agentes da Gerência de Formação e Atenção Psicossocial (GFAP) atuando nas seguintes ações: Teatro de Bonecos, Guarda Cidadã nas Escolas, Agente Mirim e Intervenção Urbana (blitze educativas, ações em faixas de pedestres, orientação aos ciclistas, abordagens sobre Lei Maria da Penha e dicas de segurança em pontos de ônibus).

As ações do "Guarda Cidadã" são agendadas pelo telefone (27) 3382-6478, no horário comercial, ou pelo e-mail tbgcmv@correio1.vitoria.es.gov.br. Também é possível fazer a solicitação por meio de ofício no gabinete da Semsu, na rua Maria de Lourdes Garcia, nº 428, no bairro Ilha de Santa Maria, das 12 às 19 horas.


Voltar ao topo da página