Notícias

Plano de Metas: aumento do número de adoções de animais por ano

Publicada em 07/11/2018, às 08h00

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Animais para Adoção
Animais estão disponíveis para adoção após tratamento no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental

Eles são leais e adoram a companhia dos humanos. Se você também quer um animal de estimação pra chamar de seu, basta procurar uma das feiras de adoção de pets realizadas ao longo do ano pelas secretarias municipais de Saúde (Semus) e Meio Ambiente (Semmam).

Os eventos são realizados em vários bairros e seguem uma programação. Nas feiras, servidores da Semmam fazem abordagens educativas com os adotantes sobre guarda responsável. Eles conscientizam as pessoas sobre cuidados importantes: assistência veterinária, higiene, exercícios e demonstração de carinho pelo animal adotado.

Mas também é possível adotar os bichinhos diretamente no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), que fica na rua São Sebastião, s/nº, Resistência. O horário de funcionamento para visitação ao canil é de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, exceto feriados. Atualmente, estão aptos para ganhar um novo lar 76 animais: 64 cães e 12 felinos.

O aumento do número de adoções responsáveis é uma das propostas do Plano de Metas da Prefeitura de Vitória 2018-2020. A meta é alcançar 150 pets adotados por ano.

Benefícios

Veterinária do CVSA, Renata Bessa destacou a importância do ato da adoção. "Ao adotar, a pessoa ajuda a combater o abandono. Alguns estudos comprovam também que a relação entre os animais e o homem é capaz de fortalecer laços familiares e amizades, além de trazer benefícios à saúde física e mental", disse.

Ela completou: "Os animais merecem uma chance de ter uma família e viver com amor, dignidade, companheirismo e, sobretudo, com a retribuição da fidelidade que eles nos doam. Vamos dar às pessoas a oportunidade de se apaixonar por um animal e preencher a casa com um novo amiguinho".

André Sobral
Animais para Adoção
Moradores podem adotar os pets nas feiras realizadas pela PMV ou no CVSA

Educação

"A Semmam incentiva e apoia essas feiras de adoção como uma das principais formas de educar e orientar os adotantes sobre a forma correta de se criar um pet. É um momento oportuno para os educadores conversarem, prestarem informações adequadas e criarem a sensibilidade necessária para se criar um pet de forma correta", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Recolhimento

O CVSA recolhe animais que trazem risco à saúde pública, como atropelados, aqueles que manifestam comportamento agressivo e fêmeas no cio. Após passarem por uma avaliação veterinária, eles são vermifugados, tratados e vacinados - quando maiores de seis meses, são castrados - e, em seguida, levados para adoção responsável.

Alguns cuidados com seu animal

Vacinação: vacine seu cachorro todos os anos. Somente a vacinação pode protegê-lo contra doenças graves, algumas delas transmissíveis ao ser humano, como é o caso da raiva.

Cuidados com a saúde: faça visitas regulares ao médico veterinário para check-ups gerais.

Identificação e registro: é importante que seu cão esteja devidamente identificado caso se perca. Você também pode utilizar microchips, implantados sob a pele do cão pelo médico veterinário, para facilitar sua identificação. A PMV oferece gratuitamente o serviço.

Oferecer comida de boa qualidade e água fresca: o alimento deve ser balanceado e oferecido, no mínimo, duas vezes por dia e na quantidade adequada. A água deve estar limpa e disponível durante todo o dia.

Oferecer um abrigo: se seu cachorro vive ou dorme fora de casa, é importante que ele tenha uma área onde possa se refugiar do sol, chuva, vento, calor e frio. Seu local de descanso, fora ou dentro de casa, deve ser confortável e limpo.

Liderança amorosa: Estabeleça limites e recompense o cão quanto ele fizer algo bom. Responder a comandos ajuda seu cão a se manter seguro caso ele escape de sua guia, por exemplo.

Socialização: desde filhote, acostume seu cachorro a todo tipo de estímulos (sons, cheiros, pessoas e animais). Isso evita fugas e acidentes, como mordidas e atropelamentos.

Higiene e combate de parasitas: Combata pulgas e carrapatos com a aplicação regular de produtos veterinários para esse fim e, com a orientação do veterinário, dê a ele medicação para prevenir vermes.


Voltar ao topo da página