Notícias

Plano de Metas: ampliação do volume de coleta seletiva na cidade

Publicada em 25/07/2018, às 16h26

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Douglas Schneider
Caminhão de coleta seletiva
Plano de Metas prevê ampliação do volume de coleta seletiva no município. Atualmente, serviço atende condomínios da Praia do Canto e arredores

O Plano de Metas 2018-2020 prevê o aumento da coleta seletiva no município. Atualmente, a Central de Serviços coleta em torno de 230 toneladas de materiais recicláveis (lixo seco) em toda a cidade por mês.

A previsão é de que o alcance da coleta passe do atual índice de 2% para 5% nos próximos dois anos. A ampliação da coleta seletiva evita a destinação para o aterro sanitário de resíduos recicláveis, que servem de matéria-prima para fabricação de novos produtos e fonte de renda para os trabalhadores das associações de catadores de materiais recicláveis cadastradas na Prefeitura de Vitória.

Para que o serviço seja mais eficaz, os munícipes precisam separar os resíduos. O lixo seco (vidro, papel, metal e plástico) pode ser reaproveitado, mas, para isso, precisa ser depositado nos locais corretos, como em contentores de coleta seletiva dos condomínios. 

Os edifícios que desejarem aderir ao serviço e fazer parte da coleta seletiva devem fazer a solicitação no Fala Vitória 156. Após a solicitação, a equipe da coleta seletiva da Prefeitura realiza visitas técnicas passando todas as informações acerca do serviço.

Atualmente, a coleta seletiva “Porta a Porta” é realizada nos condomínios da Praia do Canto e do seu entorno.

PMCS

Em 2017, o Plano Municipal de Coleta Seletiva (PMCS) foi aprovado pela Câmara Municipal de Vitória, criando a lei nº 9.145, de junho de 2017, que prevê um aumento gradativo da coleta seletiva no município nos próximos 20 anos.

Leane Barros
Ascamare
Lixo seco pode ser reaproveitado pelas associações de catadores de materiais recicláveis
Resíduos secos (materiais recicláveis)
  • Papéis: jornais, revistas, folhas de caderno, caixas em geral, envelopes, cartazes e rascunhos
  • Plásticos: garrafas pet, embalagens plásticas em geral, potes de cremes, tubos e canos, brinquedos e sacolas
  • Metais: tampinhas de garrafas, lata de alumínio, embalagens metálicas, latas de óle, e leite em pó, conservas e similares
  • Vidros: frascos, garrafas de bebida, vidros de conserva, copos e cacos.

Importante
Não devem ser colocados em depósitos de lixo seco os seguintes materiais: pilhas, baterias, lâmpadas, recipientes ou copos com líquidos ou resíduos de alimentos e resíduos dos sanitários (papel higiênico, papel toalha, fraldas descartáveise  absorventes).

Resíduos úmidos (resíduos de alimentos e dos sanitários)
  • Papel higiênico, resíduos de alimentos, embalagem de marmitex com resíduos de alimentos, papel toalha, absorventes, fraldas, guardanapos sujos ou muito úmidos, palitos de churrasco ou picolé e pratos, copos e talheres descartáveis com resíduos de alimentos.

Voltar ao topo da página