Notícias

Plano de ação entre Vitória e Sevilha é elaborado nesta sexta-feira

Publicada em 04/05/2018, às 18h54

Por Alexandre Lemos, com edição de Melissa Künsch


Seges Divulgação
Integrantes da delegação de Sevilha
Representantes de Vitória e de Sevilha desenvolveram plano com objetivos, etapas, necessidades e benefícios da cooperação entre as duas cidades

Um plano de ação entre as cidades de Sevilha e Vitória foi construído nesta sexta-feira (4), último dia do intercâmbio entre as duas cidades para compartilhamento de experiências. Nele estão contidos objetivos, etapas, levantamento de necessidades e principais benefícios para a população de ambas as cidades.

Durante toda a manhã, representantes de Vitória e Sevilha se dividiram em três grupos para a elaboração do plano de ação. Cada grupo discutiu os seguintes temas:  Gestão Inteligente;  Cidades Verdes e Sustentáveis; e Cidades empreendedoras e tecnológicas (com foco no turismo, inovação e economia criativa.

A subsecretária de Planejamento, Gestão, Projetos e Captação de Recursos, Joseane Zoghbi, explica que a importância dessa cooperação. "Reunimos as equipes técnicas entre Sevilha e Vitória para elaborar o plano, e foi uma experiência incrível. Há muita coisa em comum entre as duas cidades, e experiências importantes que serão compartilhadas. Uma das próximas etapas é a visita de uma comitiva de Vitória em Sevilha no segundo semestre deste ano", disse.

Durante toda a semana de visita, os espanhóis conheceram de perto como Vitória está criando e desenvolvendo estratégias em áreas como mobilidade urbana, recuperação de nascentes, controle de inundações e outras estratégias de desenvolvimento que têm sido colocadas em prática na capital.

Leonardo Silveira
Representantes da cidade de Sevilha em visita à Vitória
O Bike Vitória e o Cerco Inteligente de Segurança estão entre as ações que mais chamaram a atenção da equipe espanhola durante a visita

Cooperação

Representante de Sevilha, a diretora-geral de Economia e Comércio da prefeitura da cidade espanhola, Esperanza Caro Gomez, destaca o que chamou atenção da comitiva. "Foram importantes as partilhas de experiências e também inquietudes entra as duas cidades. Trabalhamos intensamente para a implantação de medidas que queremos fazer nesse processo de cooperação. Definimos as diversas linhas de trabalho e agora é buscar uma agenda para cumprirmos os trabalhos conjuntos", comenta.

O Cerco Inteligente de Segurança e o compartilhamento de bicicletas foram as ações que mais chamaram a atenção dos espanhóis, além dos projetos de transformação urbana. Já a equipe de Vitória pode acompanhar como se deu a implantação do Parque Tecnológico na cidade de Sevilha.

Parceria

O início da parceria entre as duas cidades começou em outubro de 2017, quando a União Europeia selecionou Vitória para participar do Programa Europeu de Cooperação Urbana Internacional (IUC).

Por meio de um acordo de parceria, a capital se compromete a cooperar intensivamente com Sevilha por, pelo menos, 18 meses; compartilhar atualizações sobre seu progresso; e desenvolver um plano de ação local de desenvolvimento urbano sustentável sobre a prioridade de troca de conhecimentos.

Além de Vitória, também foram escolhidas pela IUC para intercâmbio com outras cidades europeias, as cidades de Belo Horizonte (MG), Araripina (PE), Benedito Novo (SC), São Leopoldo (RS) e o Consórcio Grande ABC (SP).


Voltar ao topo da página