Notícias

Pista de bicicross de Camburi recebe melhorias antes da entrega

Publicada em 17/01/2017, às 15h43 | Atualizada em 17/01/2017, às 15h58

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Pista de bicicross no Parque Zé da Bola
Pista de bicicross foi construída no final da praia de Camburi: mais novo espaço de lazer e esportes da capital
Paula Bourguignon
Pista de bicicross
Ciclistas Carlos Eduardo e Wellington comemoram a entrega do equipamento e avisam que pista ajudará a crescer o bicicross no Estado

Além de fazer manobras ao ar livre e com uma vista privilegiada, os amantes do ciclismo receberão uma pista oficial de bicicross com toda infraestrutura e do jeito que a federação que representa a modalidade desejava, no final da praia de Camburi, neste domingo (22).

Antes da entrega, representantes da Secretaria Municipal de Obras (Semob) e alguns praticantes de bicicross vão ao local diariamente para fazer os últimos reparos na pista, de forma que o equipamento garanta segurança e qualidade para os ciclistas. 

Por conta das chuvas do final do ano passado, alguns trechos das rampas foram danificados e racharam. Uma máquina atua na pista para fazer o acabamento e deixá-la lisa e com os obstáculos mais suaves. 

O ciclista Wellington Costa de Faria, 31 anos, que pratica o esporte desde os 13 anos, informou que o local é muito aguardado pelos praticantes do bicicross. "Para os moradores, é mais uma opção de lazer, e vai servir para os atletas treinarem para competir lá fora. É uma área que estava abandonada e agora serve para fomentar o esporte. Já temos muitas crianças praticando o bicicross também".

Carlos Eduardo de Lima tem 34 anos e desde os 17 é apaixonado pelo bicicross. Ele já faz planos para a entrega da pista. "Aqui será nosso centro de treinamento para descobrir novos atletas e talentos. Essa pista não vai beneficiar apenas os moradores da região, mas o Estado inteiro. Queremos colocar uma escolinha de bicicross gratuita".

A pista de bicicross foi proposta pela Federação Espírito-Santense de Ciclismo e tem 220 metros de comprimento, com três retas, duas curvas e obstáculos. A largura da pista, construída em barro e com asfaltamento na largada e nas curvas, varia entre 4 e 8 metros. O morro da largada possui 11 metros de largura e 4 metros de altura.

Lazer

O secretário municipal de Gestão Estratégica, Fabrício Gandini, destacou que a área vai poder ser utilizada por todos os moradores. "A pista de bicicross é apenas o primeiro equipamento que vai qualificar aquela área e trazer mais segurança e lazer para os moradores da região. O parque ainda vai receber uma série de outros equipamentos, e a pista de bicicross inaugura esse novo espaço da cidade, que vai servir a todos os moradores".

Paula Bourguignon
Pista de bicicross
Funcionários da Secretaria de Obras fazem últimos reparos nas rampas da pista
Divulgação Setran
Iluminação da pista de bicicross
Pista de bicicross recebeu holofotes para melhorar a iluminação do local

Iluminação

Pensando na segurança e também na reurbanização do local onde está a pista de bicicross, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) instalou alguns holofotes para melhorar a iluminação do espaço. 

A região já foi contemplada, em maio de 2016, com projetores de led e de vapor metálico, igualando a iluminação ao longo de toda a orla de Camburi e garantindo a segurança e tranquilidade das pessoas. 

Homenagem

A pista receberá o nome "Danilo Simões", em homenagem ao ciclista e jornalista Danilo Simões, que morreu atropelado por uma caminhonete, no dia 29 de agosto de 2015, enquanto pedalava na rodovia Audifax Barcelos, na Serra. Simões foi ciclista por 31 anos e foi 10 vezes campeão estadual de bicicross.

Passeio ciclístico

Para marcar a abertura oficial do mais novo espaço voltado para a prática de esportes na capital, um passeio ciclístico sairá da Rua de Lazer da Ponte Seca, na Vila Rubim, às 8 horas, passando pela ciclofaixa que percorre toda a orla de Vitória, até chegar ao final da orla de Camburi. Não será necessário inscrição para participar do evento.

Paula Bourguignon
Pista de bicicross
Máquina também atua no local para fazer o acabamento da pista de bicicross
Leonardo Silveira
Pista de bicicross no Parque Zé da Bola
Pista de bicicross foi proposta pela Federação Espírito-Santense de Ciclismo

Voltar ao topo da página