Notícias

Pibic Jr. 2017 envolve estudantes e professores em 10 projetos de inovação

Publicada em 08/12/2017, às 16h12

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Alan Rodrigues Costa


Divulgação CDV
Pibic Júnior
Alunos da Emef Eunice Pereira Silveira desenvolveram o projeto "Design de Jogos Computacionais Livres"

Estimular o conhecimento científico e promover a concessão de bolsas para estudantes e orientadores desenvolverem projetos de pesquisa são alguns dos objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.).

Desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), o programa contemplou este ano dez projetos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Os valores das bolsas são de R$ 1 mil reais mensais para os orientadores e R$ 110 para cada aluno bolsista.

Eles foram propostos por professores e alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), que em conjunto executaram as atividades ao longo deste segundo semestre de 2017. O mais interessante é que todos os projetos interagem com a realidade vivenciada em sala de aula, alguns, inclusive, podendo ser utilizados por educadores e profissionais em suas práticas pedagógicas.

Oportunidade e conhecimento

Um dos projetos chama-se "Design de Jogos Computacionais Livres: Articulação entre Matemática e parte Diversificada do Currículo da Escola em Tempo Integral", elaborado na Emef Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro, pelo professor Daniel dos Santos e pelos estudantes Brenno Rodrigues, Cássio Silva, Kayke Nunes, Marcos Paulo e Victor Alves.

"Enxergo o Pibic Jr. como uma excelente oportunidade dos docentes ampliarem o campo de conhecimento dos estudantes a partir de questões que serão fundamentais para o seu futuro profissional", explicou Daniel.

"Os alunos ficaram muito estimulados com o projeto e, além das reuniões na escola, chegamos a realizar encontros também nos finais de semana, o que mostra o quanto eles se envolveram e ficaram engajados com a proposta", revelou o professor.

Ao todo, o Pibic Júnior 2017 envolveu 50 estudantes da rede municipal de ensino fundamental e dez professores e coordenadores. Confira abaixo todos os projetos desenvolvidos.

Introdução à linguagem de programação por meio da criação de animações utilizando scratch - Professora Leandra Gonçalves dos Santos

Pegada verde: um caminho para o estudo da botânica em um parque urbano de Vitória – Professora Maria da Penha Kopernick

Design de jogos computacionais livres: articulação entre a Matemática e a parte diversificada do currículo da escola em tempo integral – Professor Daniel Moreira dos Santos

Percepção ambiental de alunos do ensino fundamental II de uma escola municipal de Vitória – Professora Jeaninna dos Santos Freitas

A importância da preservação do manguezal: maternidade natural da biodiversidade – Professora Mariana A. C. Lima Gonçalves

Relações raciais, emoções e ações no cotidiano escolar – Professora Thalita Cunha Rezende Massini

Teenager Discovery: descoberta de adolescente – Professor Nilton Santa Clara

Educação fiscal e cidadania – Professora Maria Julia R. C. Nascimento

Ciências das religiões: um instrumento de reflexão diante da intolerância com a religiões de matriz afrobrasileira – Professora Ana Maria dos Santos

Influência do programa de educação postural e uso de mochilas escolares em alunos do ensino fundamental – Professor Cláudio Luiz Fernandes Barboza

Encerramento das atividades

Uma visita à TecVitória, primeira incubadora de empresas de base tecnológica do Espírito Santo, em Itararé, e a apresentação dos trabalhos realizados no segundo semestre marcarão o encerramento das atividades da quinta edição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.), envolvendo 50 estudantes da rede municipal de ensino fundamental e dez professores coordenadores.

A visita dos estudantes acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro. No dia 13, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em Itararé, a partir de 18 horas, será realizada a exposição dos trabalhos e, em seguida, serão entregues os certificados de conclusão do programa pelo presidente da CDV, José Vicente Pimentel.

Pibic

Até o momento, foram realizadas cinco edições, em 2011, 2012, 2013, 2014/15 e 2017. Foram contemplados como bolsistas 640 alunos da rede municipal e 67 professores orientadores, correspondendo a 67 projetos desenvolvidos.


Voltar ao topo da página