Notícias

Pesquisa de indicadores vai ajudar PMV a aprimorar ações em várias áreas

Publicada em 04/12/2017, às 19h49 | Atualizada em 05/12/2017, às 16h00

Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Relatório Pesquisa
Prefeito Luciano Rezende participou da apresentação dos indicadores da Rede de Monitoramento Cidadão

O prefeito Luciano Rezende e os secretários municipais de Vitória participaram da apresentação de indicadores de sustentabilidade urbana da cidade, nesta segunda-feira (4), no auditório da Rede Gazeta.

O evento destaca indicadores técnicos, levantados junto ao poder público, e indicadores de percepção, coletados através de pesquisa de opinião pública. Além de apresentar os dados, a Rede de Monitoramento Cidadão (RMC) entregou os resultados à Prefeitura de Vitória.

Os dados técnicos e os indicadores de percepção abordaram temas como mobilidade, segurança, saneamento básico e outros assuntos que interferem diretamente na sustentabilidade da cidade e qualidade de vida de seus moradores.

Gestão

"Vejo essa pesquisa como uma luz para nos guiar. É muito bom contar com indicadores conjugados para fazer gestão. Achismo não funciona em lugar nenhum, muito menos em administração pública. Nós temos uma cidade com qualidade de vida invejável. Esse é o nosso desafio. Recentemente, a Endeavor, que é uma organização respeitada nacionalmente, destacou que Vitória é a terceira melhor cidade no País para empreender, à frente de cidades com Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Esses são indicadores que a gente estuda e trabalha muito", destacou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, explica que os indicadores servirão de referência para o direcionamento das políticas públicas desenvolvidas no município.

"Vamos poder verificar melhor onde estão as fragilidades e melhorar ainda mais os serviços oferecidos. Além disso, vai nos ajudar na construção do primeiro Plano de Metas da cidade e também no Observatório, que será inaugurado ainda este mês", disse.

Indicadores

Mais de 130 indicadores técnicos foram levantados junto ao poder público. Após a coleta dos dados, um grupo de especialistas, coordenado pelo Grupo Estratégico de Monitoramento, da RMC Vitória, realizou uma análise de consistência dos indicadores, com o objetivo de colocar à prova a qualidade, a confiabilidade e a relevância dos dados fornecidos pelo poder público.

Já a pesquisa de opinião pública, realizada em setembro e outubro, ouviu mais de mil moradores das diferentes regiões de Vitória com o objetivo de entender como os cidadãos percebem o avanço, ou não, do
desenvolvimento sustentável do município e quais os temas que consideram mais importantes para o futuro de onde moram.

"Não se trata apenas do levantamento de indicadores de percepção, mas de um instrumento importante de participação cidadã na definição do futuro da cidade. Esperamos que a opinião dos moradores de Vitória, levantada por meio dessa pesquisa, subsidie ações do poder público e ajude a qualificar o debate público em relação às demandas da cidade", disse o coordenador nacional do Projeto Redes de Monitoramento Cidadão, Fernando Penedo.

RMC Vitória

A Rede de Monitoramento Cidadão de Vitória é uma organização independente e apartidária, composta por representantes da sociedade civil, setor produtivo, academia e mídia, criada com o objetivo de acompanhar, de forma técnica e imparcial, o desempenho da cidade em questões que impactam sua sustentabilidade e a qualidade de vida de seus cidadãos.

 projeto conta com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental da Caixa e parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem como agência executora a Baobá – Práticas Sustentáveis.


Voltar ao topo da página