Notícias

Percussão, samba e vídeos na despedida dos intercambistas dos Cajuns

Publicada em 21/02/2019, às 18h12

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Emoção marca a despedida dos intercambistas voluntários
Emoção marcou a despedida dos intercambistas que desenvolveram atividades nos Cajuns
Elizabeth Nader
Apresentação do Cajun na despedida dos intercambistas voluntários
Grupo Percussão do Coração, do Cajun Romão, fez apresentação durante a despedida

Eles trabalharam durante seis semanas com as crianças e os adolescentes dos Cajuns e se despediram em inglês, alemão, espanhol e português. Na tarde desta quinta-feira (21), 56 intercambistas voluntários se despediram de Vitória, em uma festa que contou com homenagens, lembrancinhas, vídeos e apresentação do grupo Percussão do Coração, do Cajun Romão.

O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) ficou pequeno para tantas pessoas que queriam homenagear os jovens vindos de países como Alemanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, Eslováquia, Peru e República Tcheca.

Desde o dia 15 de janeiro, eles atuaram voluntariamente em dez Cajuns, ligados à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promovendo atividades voltadas para educação ambiental, responsabilidade social, empreendedorismo, diversidade cultural e ensino de idiomas.

"Foi uma experiência inesquecível. Gostei muito do trabalho no Cajun, das crianças e das equipes, e gostei da cidade de Vitória", disse Mario Kamody, de 26 anos, que mora em Praga, na República Tcheca. Apesar da carga horária de trabalho intensa - de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas -, ele diz que gostaria de poder voltar e repetir o trabalho.

Intercambistas

Os intercambistas vieram por meio da Aiesec, uma organização que atua em 126 países. "Vitória é a cidade que mais recebe intercambistas voluntários no mundo. São cerca de 400 pessoas por ano, considerando a região da Grande Vitória", disse Dayane Ribeiro, diretora de Relações Sociais da Aiesec local.

Segundo Dayane, a Aisec e os intercambistas estão orgulhosos do trabalho junto aos Cajuns. "Essa parceria não acaba aqui", disse.

Marcas

Palavras positivas em diferentes idiomas estão em muros, portas e cartazes elaborados pelos participantes dos Cajuns. Canteiros novos, plantas e lixeiras produzidas com materiais recicláveis também fazem parte das lembranças dos dias passados com os jovens voluntários.

"Vocês deixaram marcas de muita alegria e muitas trocas. Quando quiserem voltar, estaremos de braços abertos para vocês", disse a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Criança e Adolescente, Anacyrema Silveira.

"As crianças aprenderam algumas curiosidades de cada país e palavras como as cores, os animais e os alimentos. Elas são muito queridas e isso quebra qualquer barreira", conta Alejandra Pantoja, de 21 anos de idade, natural da cidade de San Juan de Pasto, na Colômbia.

"Eu aprendi a dizer amor, beijo, bom dia, uma porção de palavras, disse Maria Eduarda Santos Souza, de 10 anos, do Cajun Bela Vista.

Elizabeth Nader
Despedida dos intercambistas voluntários
Festa contou com homenagens, lembrancinhas e vídeos no CCTI
Elizabeth Nader
Despedida dos intercambistas voluntários
Intercambistas trabalharam durante seis semanas com as crianças e os adolescentes dos Cajuns

Voltar ao topo da página